18 de outubro de 2022

Lúcio Jacob, luthier com mais de 30 anos de trabalho e reconhecida versatilidade técnica, fala sobre sua carreira em entrevista ao ciclo "O Charme do Violão Mineiro".

Lúcio Jacob - Foto: Adê Ribeiro

O convidado para a 40ª entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que vai ao ar nesta terça feira (18/10), é o luthier Lúcio Jacob, reconhecido pela versatilidade e técnica apurada na fabricação de instrumentos de corda adaptados às características de cada instrumentista.

Lúcio nasceu em Viçosa, cidade localizada na Zona da Mata Mineira e se interessou pelo trabalho com madeiras ainda na sua juventude, ajudando seu tio, que era marceneiro, na fabricação de móveis. E segundo esse interessa, aos doze anos, fez o "Curso de Marcenaria" no SENAI - unidade Viçosa.

Lúcio Jacob foi discípulo do luthier Antônio de Pádua, trabalhando na oficina deste, por muitos anos. Foi neste momento que desenvolveu seu "feeling" para a construção dos instrumentos. Lúcio procura adequar seus violões "às características de cada instrumentista, não abrindo mão dos princípios inerentes à sua construção (timbre, volume, afinação e sustento sonoro, por exemplo)".

Além do tradicional violão de seis cordas, Lúcio Jacob também constrói instrumentos de sete, oito, nove, dez, onze e até mesmo um inusitado violão de vinte cordas, utilizando madeiras tradicionais ou alternativas. Ele também se especializou na fabricação de violas caipiras e instrumentos antigos, como vihuela, guitarra renascentista, guitarra barroca e violão romântico.

Ao longo de mais de trinta anos de trabalho, Lúcio já fabricou mais de seiscentos violões e, atualmente, atende a todo mercado nacional. Lúcio Jacob disponibiliza seu trabalho em suas redes sociais no Facebook e Instagram.

Este ciclo de entrevistas é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota e presencial, ele teve início no dia 11 de maio de 2021, e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista.
Confira a entrevista desta noite através deste link. e não deixe de participar também pelo Chat ao vivo.