10 de outubro de 2022

A pianista Berenice Menegale, ícone da gestão e educação musical em BH, é a convidada desta semana do ciclo "O Charme do Violão Mineiro".

Berenice Menegale - Foto: Gui Machala

A convidada especial para a edição desta semana do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” será a pianista, gestora e educadora musical, Berenice Menegale. A entrevista apresentada pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria vai ao ar nessa terça-feira (11), às 20h30, com transmissão on-line.

Berenice Menegale iniciou seus estudos de música na infância, sendo aluna de piano de Pedro de Castro, em Belo Horizonte, cidade onde nasceu. Em 1949, ingressou no Curso Superior do Conservatório Nacional de Paris. De volta à capital mineira, Berenice Menegale estudou várias disciplinas musicais com o maestro Sergio Magnani, entre 1951 e 1952. Mais tarde, regressou à Europa para estudar na Academia de Viena, onde obteve o diploma de concertista.

Decidida a realizar um trabalho pedagógico e social em sua terra natal, Berenice cria, com um grupo de amigos, a Fundação de Educação Artística (1962). Também foi responsável, ao lado de outros professores, pelo surgimento do "Festival de Inverno" (1967), em Ouro Preto - evento que, anos mais tarde, seria encampado pela UFMG. Ela esteve diretamente ligada a diversas promoções da música de vanguarda na capital mineira como o "Ciclo de Música Contemporânea" (1984-94), o projeto "Articulações - Sons da Atualidade" (1996), além do emblemático "Encontro de Compositores Latino-Americanos" (1986, 1988, 1992 e 2002).

Berenice foi professora na Escola de Música da UFMG e atuou nas administrações de Belo Horizonte e Minas Gerais. Berenice estreou numerosas obras e manteve, por cinquenta anos, um duo de canto e piano com o barítono paraguaio Eladio Pérez-Gonzáles. Atualmente é diretora executiva e professora de piano na Fundação de Educação Artística.

Este ciclo de entrevistas é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota e presencial, ele teve início em maio de 2021, e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista.
Não perca mais esta super edição. Programe-se e participe ao vivo através desse link.