20 de setembro de 2022

Orquestra de Choro da UFMG se apresenta em Mariana em noite de seresta e serenata

Projeto realizado pelo INSTITUTO CULTURAL VALE apresenta, também, o Coral Canto de Amor, e cortejos com as bandas Sociedade Musical 16 de Julho e Sociedade Musical São Caetano.

O último sábado do mês de setembro, dia 24, vai ser embalado por mais uma edição do projeto “Seresta & Serenata – Popular e Imperial” em Mariana, na Praça da Sé. Os cortejos das bandas de música, pelas ruas históricas da cidade, terão seu início às 19h, com destino ao palco montado na Praça da Sé, onde também, farão suas apresentações. A partir das 20h, o palco será ocupado pelo Coral Canto de Amor e em seguida, teremos a apresentação da Orquestra de Choro da UFMG.

Saída de uma banda do Terminal e a outra do Colégio Benevides, a Sociedade Musical 16 de Julho e a Sociedade Musical São Caetano se revezarão, revivendo os antigos cortejos que aconteciam nas ruas do município, cuja origem foi um arraial de bandeirantes no final do século XVII. Localizado a aproximadamente 125 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade guarda em seus calçamentos e edificações séculos de história.

Sociedade Musical 16 de Julho - Foto: Divulgação
A Sociedade Musical 16 de Julho foi fundada no dia no aniversário da cidade de Mariana, dia dedicado, também, a Nossa Senhora do Carmo. Hoje, é a banda mais nova da cidade. O principal motivo do seu surgimento foi a necessidade de atender as demandas festivas do seu bairro sede, Bairro São Sebastião, conhecido como Colina. Criou-se, então, uma escola de aprendizado musical, que deu frutos e, atualmente, formam os músicos – jovens e adolescentes da própria comunidade – para participarem da banda. Atualmente, a 16 de julho é regida por Washington Luiz Gonçalves.

Sociedade Musical São Caetano - Foto: Divulgação
Com fundação em 7 de abril de 1836, a Sociedade Musical São Caetano, banda de música civil monsenhor-hortense, é a primeira banda da região dos Inconfidentes de que se tem relato, sendo, também, a 4ª mais antiga do Brasil e a 3ª do Estado. Em seus quase dois séculos de atividade ininterrupta, a “Baronesa”, como é carinhosamente conhecida a Banda São Caetano, promove ensino gradativo e gratuito de música, contribuindo social e culturalmente para o toda a região, além de abrilhantar festividades e solenidades pelas montanhas e vales do Brasil a fora. A Banda São Caetano é reconhecida como patrimônio imaterial de Minas Gerais, com regência, atualmente, de Djalma Silva Pinheiro, e sub-regência de Arjuna Rama Moreira.

Em seguida, quem assume o comando da noite, na realização de mais uma etapa do projeto cultural “Seresta & Serenata – Popular e Imperial”, realizando o primeiro show, é o Coral Canto de Amor, grupo de seresta mineiro que atua há mais de 20 anos no estado, com o propósito de valorizar a memória e retratar a identidade musical brasileira. Composições clássicas e populares fazem parte do repertório que leva para os palcos sucessos de Pixinguinha, Noel Rosa, Roberto Carlos, Tom Jobim, Almir Sater, entre outros.

Coral Canto de Amor, grupo de seresta mineiro - Foto: DIvulgação

Canto de Amor é um grupo de seresta mineiro, sediado em Belo Horizonte, que atua há mais de 20 anos em Minas Gerais, com experiência baseada em canto-coral. Num estilo exemplar, integra-se a área musical com clássicas e populares composições, mesclando sons e compositores brasileiros. No repertório, encontra-se a presença da musicalidade de compositores e intérpretes, alguns deles ausentes dos cenários do meio artístico, porém, presentes através da continuidade de suas obras.

Na sequência, teremos a apresentação da já consagrada Orquestra de Choro da UFMG. Com uma formação portentosa, com 25 músicos, composta por alunos do bacharelado, licenciatura, música popular e musicoterapia da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, a orquestra tem como pilar a interpretação musical do Choro. Na apresentação, toda atmosfera descontraída e leve que o gênero proporciona, sob a batuta do maestro Prof. Marcos Flávio.

Orquestra de Choro UFMG sob a batuta do maestro Marcos Flávio Aguiar - Foto: Divulgação

A Orquestra de Choro da UFMG nasceu da disciplina Práticas Interpretativas do Choro, disciplina realizada na Faculdade de Música da Universidade, desde 2005. A formação se baseia em arranjos escritos por Pixinguinha durante a sua passagem como orquestrador para grupos de rádios, pequenas orquestras de dança e Carnaval. Músicos convidados, alunos de composição e regência também assinam arranjos que fazem parte do repertório interpretado, atualmente, por alunos do bacharelado em instrumento, licenciatura, música popular e musicoterapia da Escola de Música da UFMG.

O projeto Seresta & Serenata - Popular e Imperial é viabilizado com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, Instituto Roque Camêllo e Clube do Choro de Belo Horizonte. Realização Idear Produção, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Seresta & Serenata – Popular e Imperial apresenta: Cortejos das Bandas Sociedade Musical São Caetano e Sociedade Musical 16 de Julho, Coral Canto de Amor e Orquestra de Choro da UFMG
Data: 24 de setembro - sábado
Horário: a partir das 19h – cortejos saindo do Terminal e Colégio Benevides
Local das apresentações: Praça da Sé – Mariana/MG