26 de setembro de 2022

A ORQUESTRA E O VIOLÃO: UMA ENTREVISTA COM SILVIO VIEGAS EM "O CHARME DO VIOLÃO MINEIRO".

Silvio Viegas - Foto: Alex Dave

A 37ª entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” irá ao ar nessa terça-feira (27/09) e o convidado especial é o regente e professor Silvio Viegas que abordará a temática "a orquestra e o violão". Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota e presencial, ele teve início em maio de 2021, e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista.

SILVIO VIEGAS é mineiro de Belo Horizonte. Ele se interessou pela música ainda na infância, estudando piano e violão. Foi aluno na Fundação de Educação Artística (Belo Horizonte-MG) e formou-se Bacharel em Música (habilitação em Regência) pela UFMG e Mestre em Performance Musical e Doutorando pela mesma instituição. Durante sua formação no Brasil estudou com Oiliam Lanna, Roberto Duarte e Sergio Magnani, além de estudar regência na Itália.

Em 2001, Viegas obteve o primeiro lugar no "Concurso Nacional Jovens Regentes", promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro-RJ e em 2017, foi escolhido melhor regente de ópera do Brasil.

Silvio já esteve à frente de importantes orquestras na Itália, Bulgária, Hungria, Portugal, Argentina, Uruguai e Brasil. Atualmente, é regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra Provincial de Santa Fé (Argentina), além de professor de Regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Desde o início de sua carreira, Silvio Viegas tem se destacado por sua atuação no meio operístico, regendo títulos como: "O Navio Fantasma", "L'Italiana in Algeri", "Così fan Tutte", "Le Nozze di Fígaro", "A Flauta Mágica', "La Bohème", "O Barbeiro de Sevilha", "Carmen", "Cavalleria Rusticana", "Il Trovatore", "Romeu e Julieta", "Lucia di Lammermoor", "Nabucco", "Tosca", "Norma", "Porgy and Bess", entre outros.

Não perca mais esta super edição do "O Charme do Violão Mineiro". Programe-se e participe ao vivo através desse link.