30 de agosto de 2022

Maurício Veloso, pianista e conceituado professor da UFMG fala hoje, em entrevista ao "Charme do Violão Mineiro", sobre sua reconhecida carreira como solista e camerista no Brasil e no exterior.

Maurício Veloso - Créditos de Rodrigo Queiroz

O convidado para a terceira entrevista da segunda temporada do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” é o pianista e professor Maurício Veloso - mineiro de Governador Valadares - que abordará a prática da música de câmara (conjunto) com violão. A entrevista vai ao ar nesta terça-feira (30), às 20h30, no canal do YouTube do violonista professor e produtor cultural, Celso Faria.

Maurício Veloso iniciou seus estudos de piano ainda na infância, em sua cidade natal. É Bacharel em Música pela UFMG (Belo Horizonte, 1990), Mestre em Música pela UFRJ (Rio de Janeiro, 1995) e Doutor em Música pela Indiana University Jacobs School of Music (Bloomington, EUA, 2000). Veloso foi aluno de piano de Lucas Bretas, Maria Lígia Becker, Leonard Hokanson e Michel Block.

Desde 1993, Maurício Veloso é professor na Escola de Música da UFMG, onde leciona Piano, Música de Câmara e Literatura do Piano.

De sua produção fonográfica, podemos citar os Cds: "Duo Instrumentalis" (2012), com a flautista Militza Franco e Souza; "100 Anos de Arthur Bosmans" (2011), solistas da Escola de Música da UFMG; e "Sonatas Serestas - obras de Radamés Gnattali para flauta, violão e piano", com a flautista Militza Franco e Souza e o violonista Celso Faria.

Maurício Veloso tem se apresentado frequentemente como solista e camerista, em concertos tanto no exterior como em algumas das mais importantes salas e séries de concertos do Brasil. Ele tem sido descrito como "um verdadeiro artista e pianista refinado, que merece ser ouvido" (Leonard Hokanson); "muito talentoso, sensível e competente pianista... um sincero e verdadeiro artista" (Michel Block); também foi saudado, no Canadá, como "maravilhoso pianista e artista", que deu um "memorável recital solo... de um genuinamente grande artista" (Stéphan Sylvestre).

Programe-se e não perca esta entrevista que vai ao ar às 20h30, com transmissão pelo Canal Celso Faria no Youtube. Convide os amigos e participe ao vivo através do Chat.