17 de agosto de 2022

Edição 2022 da Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte - Sons da Cidade acontece de 25 a 27 de agosto.

Coordenada por Fernando Chagas e Carlos Walter com o apoio do Instituto Cultural Abrapalavra, a Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte – Sons da Cidade chega a sua 4ª edição, beneficiada pelo Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por meio do projeto 0640/2021. Após dois anos de pandemia, a Mostra retorna ao seu formato presencial no Conservatório da UFMG, local de sua primeira edição em 2019 com recitais, documentário, roda de conversa, lançamento de CD e livro e encontros regados a muito afeto e café. A programação acontece de 25 a 27 de agosto de 2022.

De quinta à sábado as Rodas de Conversa começam às 17horas. Na quinta-feira (25), primeiro dia da Mostra, tem lançamento de livro dos coordenadores Fernando Chagas e Carlos Walter. E a partir, daí começa o tão esperado reencontro. Na sexta (26) tem Café com Violão às 15h e depois mais roda de conversa e os concertos. E o sábado (27) está cheio também: lançamento de documentário pela manhã, roda de conversa e concertos. A Mostra ainda conta com o Concurso Sons da Cidade que em 2022 selecionou 6 jovens violonistas compositores para integrarem a programação oficial da Mostra. Confira abaixo detalhes da programação imperdível:

PROGRAMAÇÃO - MOSTRA INTERNACIONAL DE VIOLÃO DE BELO HORIZONTE – SONS DA CIDADE

Quinta-feira – 25/08/2022

17h – Roda de Conversa com Duo Marcílio Lopes e Lucas Porto – RJ
Tema: “A linguagem do Choro”
Mediação: Fernando Chagas e Carlos Walter

18h – Lançamento do Livro “Sons da Cidade – Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte”
e conversa com os autores Fernando Chagas e Carlos Walter.

19h – Recitais dos Selecionados no 2º Concurso Sons da Cidade
Guilherme Vincens – MG
Guilherme Vincens toca arranjos e composições próprias em homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina, 100 anos da Semana de Arte Moderna e à memória de Ian Guest, além de peças importantes do repertório clássico.
Ariadna Cuellar – Cuba
O concerto percorre obras próprias e de compositores de várias gerações e estilos da música cubana como Leo Brouwer, Ñico Rojas, Eduardo Martín e Francisco Rodríguez.

Sexta-feira – 26/08/2022

15h – Café com violão – Momento de interação

17h – Roda de Conversa com Ulisses Rocha – Prof. Dr. da UNICAMP – SP / Ricardo Barceló – Prof. Dr. da Universidade do Minho – PT/ Guilherme Vincens – Prof. Dr. da Universidade de São João del Rei – MG
Tema: “O violão na universidade”
Mediação: Fernando Chagas e Carlos Walter

19h – Recitais – Selecionados no edital
Andrea Perrone – RS
Seu concerto apresentará For Fun, espetáculo com repertório autoral onde a violonista explorará afinações alternativas e o uso criativo de capos curtos.
Duo Marcilio Lopes e Lucas Porto – RJ
O Duo apresenta um repertório do choro brasileiro, com arranjos camerísticos originais para obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha e compositores contemporâneos.

Sábado – 27/08/2022

10h – Documentário : “O Último Chorão” e bate papo com o diretor Ricardo do Carmo.

17h – Roda de Conversa com Andrea Perrone – RS e  Ariadna Cuellar – Cuba
Tema: “Violonista-intérprete e violonista-compositora: diversidade e expressão”
Mediação: Aline Cântia

19h – Recitais – Selecionados no edital
Ulisses Rocha – SP
Apresenta seu mais recente álbum “Véu” que consiste em 11 composições originais para violão solo, mesclando peças mais líricas com outras de grande teor virtuosístico.
Ricardo Barceló (Portugal) e Svetlana Mikhaylishcheva (Alemanha)
O duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylisheva irá interpretar um repertório variado, com obras de Boccherini, Barceló, Diabelli e Brouwer, abrangendo diferentes estilos e épocas.

Para saber mais sobre a programação acesse www.sonsdacidade.com ou pelo email mostradeviolaobh@gmail.com.