29 de agosto de 2022

Barney Oliver e a maravilhosa sonoridade do trombone de vara no Brasil Encanto.

Felipe Vital Oliveira, o Barney Oliver. Foto: Reprodução Brasil Encanto

Quem já não ficou impressionado com a imponência do som de um trombone, instrumento que se destaca entre os outros, que possui uma sonoridade que enche os ouvidos da gente em qualquer tipo de música em que ele esteja presente? Pois saiba que esse instrumento já é meio “velhinho” na história da música. Sim, ele tem mais de 600 anos de existência. O trombone de vara aparece no meio musical entre os anos 1410 em 1430, e está cada vez mais novo, cada vez mais melodioso... Principalmente, quando tocada por um músico da categoria do Felipe Vital Oliveira, mais conhecido por todos como o Barney Oliver. Pois é ele que é o destaque desta edição do Brasil Encanto que trazemos como audição para abrir nossa semana.

Aos 14 anos, Barney Oliver já frequentava a banda de música da sua igreja. Com isso, foi visto, admirado e convidado para estudar no colégio Piamarta onde teve o grande Maestro Costa Holanda como mestre. Quem também colaborou na sua formação foi o trombonista Rômulo Santiago.
O seu contato com música erudita ficou por conta de Frank Jardelino, Doutor em trombone. E ao longo dos anos, Barney foi se desenvolvendo, participando de vários festivais de trombonistas no campo da música erudita, até dar seus primeiros passos na música popular com introdução ao Jazz feita pelo trompetista Hugo de León.
EM 2017, Barney se preparou para assumir a vaga de 1º trombone da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará. Nesse período teve como orientador um trombonista Samuel Barros. Marcos Rezende e Rafael Rocha foram seus condutores ao universo da harmonia e da improvisação.
Atualmente ele se apresenta sempre com muito sucesso ao lado de artistas como Luciano Franco, Felipe Carvalho, enquanto exerce a função de 1º trombone na OSUECE.

Desfrute de mais essa edição imperdível do Brasil Encanto com  Felipe Vital Oliveira acompanhado pelo Trio base  formado pelo professor Luiz José no cavaquinho, Lucas Ervedosa no violão de 7 cordas e por Igor Ribeiro na percussão.