6 de julho de 2022

Série VivaMúsica promove hoje a palestra gratuita: "A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG", além da apresentação da Orquestra de Choro da Universidade.

A orquestra de Choro da UFMG, sob regência de Marcos Flávio Aguiar  foi uma das atrações de destaque do BH Choro-Semana Nacional do Choro 2019.

Criado em 2002 pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, o Projeto Viva Música engloba um conjunto de atividades articuladas entre si. Entre elas, destaca-se a Série VivaMúsica que inclui a organização de palestras e concertos semanais vinculados a uma disciplina da graduação e abertos ao público em geral.  Nesta quarta-feira (06) a série promove a partir das 17h20 a palestra "A importância do gênero musical Choro e seu ensino na UFMG", além da apresentação, às 18 horas, da Orquestra de Choro da UFMG sob regência do Professor Marcos Flávio Aguiar. A atividade, presencial e gratuita, acontece no Auditório da escola de Música/Campus Pampulha.

A Orquestra de Choro da UFMG, coordenada pelo Professor Marcos Flávio Aguiar é composta com alunos do bacharelado em instrumento, licenciatura, música popular, musicoterapia e externos. O grupo visa a formação de novos intérpretes do gênero, a divulgação do Choro e a formação de público.
O repertório reúne, em sua maioria, arranjos escritos por Alfredo da Rocha Viana Filho (Pixinguinha), o maior compositor da história do gênero Choro. Estes arranjos foram escritos por Pixinguinha durante sua passagem como orquestrador para grupos de rádios, pequenas orquestras de dança e Carnaval. Além disso, o grupo também trabalha com orquestrações de músicos convidados, alunos de composição, regência, etc. Nos naipes ouviremos flautas, saxofones, trompete, trombones, tuba, baixo acústico, violões, cavaquinho, acordeom, xilofone, pandeiro e bateria.

O Projeto de Extensão Viva Música, além das palestras e concertos semanais no Campus, ainda inclui em suas atividades:
- Série de concertos que acontecem no Conservatório da UFMG e no Teatro Cariúnas;
- Produção de programas de rádio a partir do material gravado nos concertos;
- Gravações em áudio e vídeo das palestras e concertos disponibilizados na Biblioteca da EMUFMG;
- Visitas monitoradas de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino.
O programa de visitas monitoradas foi implementado em 2011. Ele oferece oficinas, apresentações de números musicais e esclarecimento de dúvidas sobre a profissão de músico. As visitas são oferecidas, mediante agendamento, a todas as Escolas da Rede Pública e Privada de Belo Horizonte e região metropolitana. São aceitas no máximo 30 crianças por visita, que devem ser acompanhadas por pelo menos um responsável da escola visitante. O transporte e lanche para as crianças é por conta da Instituição visitante. As visitas devem ser agendadas com antecedência, pelo telefone 3409-4718.

Acompanhe a agenda de atividades do Projeto Viva Música e transmissões através da página Projeto Viva Música e pelo Canal no Youtube.