21 de junho de 2022

O cavaquinista José Carlos Choairy, associado e membro do Conselho Deliberativo do Clube do Choro de BH é agraciado com o importante Diploma "Mestres do Choro".

José Carlos na cerimôna de diplomação, ao lado de Pedro Cantalice e Ronaldinho do Cavaquinho.

Em 28 de maio deste ano, o Memória do Cavaquinho Brasileiro, juntamente com o Instituto Waldir Azevedo, homenageou o grande cavaquinista, sócio e membro do Conselho Deliberativo do Clube do Choro de BH, José Carlos Choairy. Ele foi agraciado com o Diploma "Mestres do Choro" em concorrido evento realizado em Conservatória (RJ), local que respira música e abriga a sede do Instituto, onde ocorreu a cerimônia oficial.

Ronaldinho do Cavaquinho Diretor do Instituto Waldir Azevedo, junto com Pedro Cantalice, primeiro graduado em cavaquinho no Brasil e também organizador do Acervo Digital Memória do Cavaquinho Brasileiro foram os responsáveis pela indicação e organização desta belíssima homenagem .

O Instituto Waldir Azevedo tem como uma das missões, a preservação da memória e acervo do músico Waldir Azevedo, ícone do cavaquinho brasileiro. Em consonância com os aspectos históricos que tangem esse instrumento, o Acervo Digital Memória do Cavaquinho Brasileiro se dedica à pesquisa e divulgação de diferentes trajetórias do cavaquinho no Brasil. E José Carlos Choairy já faz parte dessa importante linha do tempo.

As homenagens a José Carlos Choairy, carinhosamente conhecido como "Zé Chorão", começaram logo cedo, na praça principal de Conservatória, durante a tradicional roda de Choro nas manhãs de sábado, organizada pelo Grupo "Choro em Conserva". Zé Carlos se apresentou como solista, demonstrando a todos os presentes,  seu imensurável talento musical e sua habitual alegria.

A Cerimônia Oficial foi realizada às 17 horas, na sede do Instituto Waldir Azevedo, onde José Carlos foi diplomado e proferiu seu discurso, agradecendo aos organizadores, lembrando de pessoas importantes em sua trajetória musical e transparecendo toda sua alma cheia de alegria e emoção.

Mais uma vez, o Clube do Choro de Belo Horizonte, sua diretoria, associados e amigos se encheram de orgulho e grande satisfação por ter em seu convívio, esse maranhense que escolheu nossa cidade como palco para sua grande obra como "Mestre do Choro". Parabéns Zé Carlos por mais essa merecida homenagem.

(Na foto ao lado vemos Zé Carlos compartilhando sua alegria com os amigos do Clube do Choro, durante o evento Feijoada Musical realizada em 12 de junho, como parte das comemorações de 16 anos da entidade.)

ASSISTA AGORA A COBERTURA COMPLETA DO EVENTO: