SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

3 de maio de 2022

Encerramento da Semana Nacional do Choro movimentou os chorões e amantes do Choro de BH. O evento especial, com participação do grupo Orapranois, homenageou o acordeonista Cícero Gonzaga.

Orapranois foi o grupo convidado para apresentação no encerramento da Semana Nacional do Choro. Foto Actionbhz

O encerramento da Semana Nacional do Choro 2022 aconteceu no último domingo (1/5) e fechou com chave de ouro a programação que movimentou a cidade. A apresentação musical contou com a participação especial do grupo Orapranois e  muitos outros músicos que participaram da homenagem realizada ao acordeonista associado ao Clube do Choro de BH, Cícero Gonzaga.

Entre outros músicos, a cantora associada,
Clélia Santos também compareceu à festa de encerramento

A  Semana Nacional do Choro 2022, promovida pelo Clube do Choro de Belo Horizonte em parceria com o Sesc MG, iniciou no domingo (24/04) com um show, mobilizando um grande público que ocupou todo o espaço da Praça Duque de Caxias para ver e ouvir de perto músicos de renome nacional e internacional. Os eventos que deram sequência à programação aconteceram em bares que  frequentemente acolhem as rodas de Choro em BH. Foram mais três apresentações especiais, em diferentes regiões da cidade e o encerramento aconteceu na zona Sul,  com a  tradicional roda domingueira no Tua Pizza Mangabeiras. 

O Tua Pizza promove encontros semanais que reúnem, além do grupo Orapranois (formado pelos músicos associados Geraldo Magela no Violão, Rodrigo Alonso no cavaquinho, Frederico Lazarini no pandeiro e vocal e Juliana D'Avila na flauta), outros músicos convidados. Entre eles, o querido acordeonista associado ao Clube do Choro de BH, José Cícero Gonzaga, também homenageado nesta edição em que seu instrumento foi o grande destaque.


Cícero do Acordeon, o grande homenageado na
 festa de encerramento. Foto: Actionbhz
JOSÉ CÍCERO GONZAGA é natural de Belo Horizonte. Mais especificamente, como ele diz, é do “Mato da Lenha”, atual bairro Salgado Filho. Desde cedo, por influência familiar, participou de todo tipo de festa na sua casa e bairro. 

Festa dali, festa daqui, instrumento na mão, o autodidata Cícero, e sua sanfona, se transformou no maior animador de festas da região. Sanfona atraí o forró, na mesma proporção que o forró atrai a sanfona. Então, tocar em festas juninas foi uma coisa natural e gratificante. 

Posteriormente, Cícero começou a tocar outros gêneros musicais, inclusive tango, para animar bailes e o Choro para encantar os amantes desse gênero. Ele participou e integra diferentes grupos de Choro de Belo Horizonte, frequentando assiduamente as rodas pela cidade. De tanto tocar e encantar por onde passa, Cícero se tornou, merecidamente, o acordeonista homenageado desta edição da Semana Nacional do Choro.




Tua Pizza Mangabeiras, local de frequentes rodas de Choro de BH, recepcionou o evento de encerramento da Semana Nacional do Choro 2022 - Foto: Actionbhz

o Presidente do Clube do Choro, Acir Antão e outros membros da Direção do Clube do Choro de BH estiveram presentes, recepcionando os convidados que prestigiaram  aquele evento e os demais durante toda a semana. O público animado ocupou a todo o "Beco do Choro" como carinhosamente ficou conhecido o local em frente ao Tua Pizza. 

O público lotou o "Beco do Choro" no último domingo, na festa de encerramento. Foto: Actionbhz

Para conferir um pouquinho do clima desse encerramento, confira o vídeo a seguir e também a cobertura fotográfica do evento.




CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS DA SEMANA NACIONAL DO CHORO 2022. Crédito das Fotos: Actionbhz