30 de maio de 2022

Clube do Choro de Belo Horizonte completa 16 anos de fundação e celebra com lançamento de selo comemorativo.

O Clube do Choro de Belo Horizonte está completando 16 anos de fundação. Como uma das formas de celebrar mais um ano de profícua existência, a entidade está lançando um selo comemorativo alusivo à data e também à sua missão totalmente voltada para o incentivo e divulgação da música, sobretudo do Choro, autêntico gênero musical brasileiro.

Com traços moderno e um estilo clássico, o símbolo traz o numeral “16”, o desenho tem ao mesmo tempo, uma nota musical, representando a música, o Choro.
O projeto foi desenvolvido pelo Designer Gráfico Renato Meira e o ícone irá acompanhar a logomarca, assim como estará presente na identificação visual das redes sociais e nas peças gráficas e promocionais durante mais este ano de história da entidade.

O Clube do Choro de Belo Horizonte nasceu das reuniões semanais das quintas-feiras, no Bar do Bolão, no bairro Padre Eustáquio, onde vários músicos, amadores e profissionais, se reúnem numa alegre roda de Choro. Em razão destes encontros semanais, surgiu a ideia de fundação de um Clube do Choro da nossa cidade para a promoção e divulgação do Choro brasileiro, associação sem fins lucrativos com personalidade jurídica. Em 31 de maio de 2006, em Assembleia Geral com a presença dos 23 sócios fundadores, foram iniciadas as atividades, aprovado o estatuto, eleitos o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva e empossados seus membros efetivos para um exercício de 5 anos.

Após eleição realizada em Assembleia Geral Ordinária ocorrida em 19 de dezembro de 2021, o Clube está, desde 1º de janeiro deste ano, sob a direção da chapa que é liderada pelo comunicador e atual Presidente, Acir Antão. O Clube tem como diretores em exercício, os associados eleitos Paulo Roberto Ramos (Diretor Administrativo Financeiro), Amilton Costa de Faria (Diretor Cultural) e Hamilton Gangana (Diretor de Comunicação). O Conselho Deliberativo é formado pelo Presidente, sócio fundador Jonas Cruz, além dos membros Luiz Otávio Savassi, Oszenclever Camargo de Carvalho, José Carlos Correa Choairy e Hélio Pereira. Os eleitos permanecem à frente da entidade em mandato válido até 31/12/2023.

Após um período de recesso devido à Pandemia, O Clube do Choro de BH retomou suas atividades presenciais em abril deste ano, promovendo a Semana Nacional do Choro 2022, evento de grande porte e shows com a participação de instrumentistas de renome nacional e internacional.

Diferentemente dos demais Clubes de Choro existentes no Brasil e exterior, o Clube do Choro de BH tem um quadro de sócios que fazem contribuições mensais para permitir que a entidade mantenha atividades básicas de promoção e divulgação do Choro através de seminários, oficinas, audições e eventos na cidade. Ações que ocorrem através de atividades de instrumentistas, compositores e intérpretes, que se dedicam ao estudo e apresentação do Choro em diferentes espaços alinhados ao objetivo de difusão desse autêntico gênero musical brasileiro.

Entre seus associados, figuram músicos que participam de diferentes grupos, conjuntos e regionais de grande expressão no cenário da música brasileira.  Se você deseja também participar de nossa associação, entre em contato. Teremos imenso prazer em prestar todos os esclarecimentos. Lembramos que para ser sócio do Clube do Choro de Belo Horizonte não é necessário ser músico, mas sim gostar da boa música brasileira. Viva o Choro!