SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

22 de abril de 2022

Coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro é uma das atrações do show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022.

Coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro - Foto: Ricarda Niks

O grande show de abertura da Semana Nacional do Choro 2022 acontece no próximo domingo (24). O evento gratuito marcará o retorno do Projeto Minas ao Luar, promovido pelo SESC MG e também das apresentações do Clube do Choro de Belo Horizonte, após dois anos distantes do público, devido às restrições da pandemia. Entre as várias atrações programadas para um super palco instalado na Praça Duque de Caxias (bairro santa Tereza), está o Coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro que convida o cavaquinista José Carlos Choairy.

Buscando valorizar, reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno da participação da mulher na música o coletivo Abre a Roda - Mulheres no Choro surgiu, em Junho de 2017, lançando um olhar para as mulheres instrumentistas profissionais na capital mineira e criando uma roda de Choro aberta e democrática na qual as mulheres se apresentassem como protagonistas. 

Na pose com Thamiris Cunha, José Carlos Choairy  é presença
constante  nas apresentações do Abre a Roda e é considerado 
padrinho do Coletivo.  Foto: divulgação
O Abre a Roda é composto por musicistas expoentes da capital mineira como: Maria Elisa Pompeu (Cavaquinho), Luciana Alvarenga (Piano), Alice Valle (Flauta), Thamiris Cunha (Clarinete), Marina Gomes (Cantora e Percussionista), Raíssa Anastasia (Flauta e Bandolim), Maria Bragança (Sax), Shari Simpson (flauta), Fernanda Vasconcelos (violão), Claudia Sampaio (Sax), Bárbara Veronez (canto). 

O grupo já realizou um trabalho importante em diversos espaços da cidade, dentre bares e palcos de festivais, além da participação em três programas televisivos (Globo Horizonte, TV UFMG e TV Horizonte), um curta metragem (Sigo Viva, de Letícia Ferreira e Luciana Brandão), participação em programas de rádio (Rádio Inconfidência) e entrevistas para os jornais da cidade (Jornal O Tempo, Revista do Choro, Jornal do Clube do Choro de BH). 
Em abril de 2019, o grupo foi convidado a compor a programação de encerramento do primeiro Festival Circuito do Choro BH. No mesmo ano, iniciou o Projeto Roda Didática, voltado principalmente às instrumentistas iniciantes no gênero. Assim, a roda era organizada de forma que qualquer musicista pudesse apresentar seu repertório de forma acolhedora e segura, com o apoio e representatividade de outras mulheres. Atualmente, o grupo mantém uma roda aberta às terças-feiras em uma bar da capital mineira. 

Para a apresentação no próximo domingo, o Coletivo convidou o cavaquinista associado ao Clube do Choro de BH, José Carlos Choairy. Durante sua trajetória, Zé Carlos trabalhou trinta e seis anos com o ilustre compositor instrumentista Waldir Silva. Ele participa da Orquestra de Choro da UFMG e é presença assídua nas diversas rodas de Choro que acontecem em BH. Ele é Maranhense, mas reside há muitos anos na capital mineira e se tornou um ícone do Choro em Belo Horizonte. Carinhosamente, é considerado o padrinho do Abre a Roda Mulheres no Choro.

A apresentação do Coletivo Abre a Roda Mulheres no Choro está programada para as 10h20. Confira ao lado a programação completa. Não perca e convide os amigos.

SERVIÇO
Abertura da Semana Nacional do Choro 2022: Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro
Data: 24 de abril (domingo)
Horário: 9h às 13h
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza - BH
Entrada: Gratuita

TRANSMISSÃO AO VIVO
Para aqueles que não puderem comparecer ao espetáculo, lembramos que o evento terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, dentro do tradicional programa A Hora do Coroa, sob apresentação do comunicador Acir Antão, também Presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte.