20 de dezembro de 2021

Tocamos os sinos para anunciar que o Palco Carinhoso acendeu as luzes para celebrar o Natal. E quem abre a programação é o bandolinista associado, Rodrigo Marçal.

Tocamos os sinos para anunciar com alegria que o Palco Carinhoso acendeu todas as luzes para celebrar o Natal. Vamos receber com carinho, durante esta semana, os chorões associados e amigos do Clube do Choro de BH que passarão por aqui dedicando melodias natalinas e desejando que a magia do Natal encha nossas vidas de fé, amor e esperança.

Quem abre a programação do Palco Carinhoso - Especial de Natal é o bandolinista associado, Rodrigo Marçal Santos.

Nascido em Belo Horizonte, Rodrigo começou a estudar música na adolescência. Seu primeiro instrumento foi o violão, que começou a estudar em 87. Na década de 90, trabalhou como instrumentista em bares e restaurantes da capital mineira interpretando música brasileira (samba, bossa nova, MPB, pop rock). Entre 2001 e 2009, estudou violão erudito com o professor Fábio Nery, ocasião em que se interessou pelo Choro. Trabalhou como violonista com o acordeonista Luiz Gonzaga Lima, fundador do conjunto Minas ao Luar e do grupo Canta Brasil, entre 2008 e 2011. De 2012 a 2014, atuou como violonista no grupo de samba “Boca Frôxa”.
Ele começou a estudar bandolim, dedicando-se ao repertório do Choro, em 2015. De 2016 a 2018, foi integrante do grupo “Pedacinhos do Céu” como bandolinista, tocando às sextas e sábados no bar de mesmo nome. Em 2018, passou a frequentar a “Roda do Padreco”, importante movimento de formação de músicos e público de Choro em BH. Em 2018, a convite do violonista Lucas Carvalhais, formou o grupo “Cordas Novas”.

Nosso bandolinista abre o Palco Carinhoso - Especial de Natal com o tema "Boas Festas" assinado pelo compositor baiano, Assis Valente (19/03/1911 - 06/03/1958). Considerado um pioneiro na música popular do Brasil, Assis é autor de músicas consagradas como "Brasil Pandeiro", "E o mundo não se acabou", além de várias músicas típicas dos festejos juninos (como Cai, Cai, Balão) e natalinos como a escolhida "Boas Festas", ambas de 1933.

Com esse solo de bandolim, Rodrigo Marçal Santos nos envia seu recado: "Essa interpretação de Boas Festas, de Assis Valente, é a minha forma de desejar feliz Natal e próspero ano novo a todos".