22 de dezembro de 2021

Palco Carinhoso - Especial de Natal: o trombonista Marcos Flávio celebra o amor de Maria.

As melodias que anunciam a chegada do Menino Jesus compõem a cena da natividade, onde resplandece o milagre da vida e a esperança da humanidade. Ali, a Santa Mãe enternecida acolhe em seu seio o filho recém nascido e reluz transbordando amor pelo fruto do seu ventre.  Ave Maria, cheia de graça!

Maria segurando Jesus em seu colo - Imagem: internet
A Ave Maria de J.S.Bach/C.Gounod é uma das composições mais famosas e gravadas sobre o texto em latim da prece Ave Maria. A peça é composta por uma melodia do compositor romântico francês Charles Gounod especialmente projetada para se sobrepor ao Prelúdio No. 1 em C maior, BWV 846, do Livro I de J.S. Bach, O Cravo Bem Temperado, escrito cerca de 137 anos antes.
Há vários arranjos instrumentais diferentes para a música de Gounod, incluindo para violino e violão, quarteto de cordas, piano solo, violoncelo e até uma versão para cavaquinho do compositor brasileiro Waldir Azevedo. E hoje o que ouviremos será um precioso arranjo para trombones assinado por John G. Mortimer, executado pelo associado, Marcos Flávio Aguiar, considerado hoje uma referência na performance do Trombone no Brasil, tanto no meio erudito quanto popular.

Marcos Flávio é Presidente da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas. Doutor em Música/Performance pela UFMG e Mestre e Bacharel pela mesma instituição. Marcão, como também é conhecido, é natural de Mateus Leme (MG) onde começou a tocar aos 9 anos de idade, na banda de música local. Hoje, atua como professor da Escola de Música da UFMG e como regente da Orquestra de Choro da instituição, além de ser convidado dos maiores festivais de música do Brasil, onde geralmente leciona trombone ou aspectos interpretativos da prática do Choro.

Já dividiu o palco com músicos como Maria Schineider (EUA), Frank Sinatra Jr. (EUA), Bil Allread (EUA), Jeff Rupert (EUA), Jacques Mauger (FRA), Rosa Passos, Gal Costa, Ivan Lins, Zé da Velha, Joel Nascimento, Henrique Cazes, Silvério Pontes, Carlos Malta, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, dentre outros. Também foi músico convidado de várias gravações em CDs e Dvds de vários artistas, além de ter gravado os próprios: "Coletânea" (2015), Trombones Geraes (2007) e "Chorobone" (2005).

Marcos faz parte dos grupos Choro de Minas,  Flor de Abacate e Samba & Choro de Quintal. Mesmo com uma agenda intensa de show e atividades acadêmicas, ele mantém sua presença assídua nas confraternizações e eventos do Clube do Choro de BH, compondo o grupo de músicos associados que atuam nas atividades de divulgação e difusão do Choro na capital e por toda Minas Gerais.

Apreciaremos agora, no Palco Carinhoso - Especial de Natal, a belíssima Ave Maria de J.S.Bach/C.Gounod, na interpretação de Marcos Flávio.