14 de dezembro de 2021

"O Charme do Violão Mineiro" encerra hoje sua primeira temporada entrevistando Juarez Moreira, reconhecido como um dos maiores talentos do violão brasileiro.

Juarez Moreira - Foto: Élcio Paraiso

O "O Charme do Violão Mineiro", projeto idealizado e apresentado pelo violonista e produtor cultural Celso Faria teve início em maio deste ano e chega hoje à sua 30ª edição. O convidado para a entrevista de encerramento dessa primeira temporada é o grande violonista, guitarrista e compositor Juarez Moreira. Realizado de forma remota, a entrevista terá transmissão nesta terça (14/12), às 20h30, pelo YouTube

JUAREZ MOREIRA é mineiro de Guanhães e a música entrou muito cedo em sua na vida, por influência de seu pai, Rivadávia Moreira. Desde criança, Juarez já ouvia discos de jazz, bossa nova e música brasileira e como autodidata, começou a tocar violão e guitarra aos 12 anos. Na universidade, cursou Engenharia Civil, mas abandonou a formação no último ano para dedicar-se exclusivamente à música. Violonista, guitarrista, compositor e arranjador, é hoje reconhecido como um dos maiores talentos do violão brasileiro.

Com extensa trajetória na música instrumental, Juarez já apresentou-se ao lado de grandes nomes da nossa música como Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Yamandu Costa, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso, Toninho Horta, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outros. Nos últimos anos, realizou inúmeras apresentações bem recebidas por público e crítica em diversos países como Estados Unidos, França, Venezuela, Portugal, Itália, Suíça, Finlândia, Argentina e Venezuela. No Brasil, ele tem se apresentado em shows e masterclasses nos principais festivais de música instrumental.

Entre suas composições, encontramos clássicos da música brasileira como “Diamantina” (gravado como “Diamond Land”, no primeiro disco internacional de Toninho Horta), “Bom Dia”, “Valsa Pra Maria” e  “Baião Barroco”. E é esta última que selecionamos para  nossa audição de hoje. Desfrute.

Nessa apresentação do "Instrumental SESC Brasil", realizada no Teatro do Sesc Paulista em 14/07/2009, Juarez Moreira toca ao lado de Kiko Mitre no Baixo elétrico e Esdra Ferreira (Neném) na bateria.