8 de dezembro de 2021

Lucas Telles lança o EP "Trilhar" que traz o violão solo como protagonista.

Lucas Telles - Violonista e compositor - Foto: Divulgação - Orquestra Ouro Preto

O violonista mineiro Lucas Telles faz parte de uma nova safra de instrumentistas e compositores que se destacam no cenário da música instrumental brasileira. Sua trajetória tem sido marcada por diversas premiações e muito sucesso em palcos do Brasil e no exterior, quer seja como instrumentista solo ou com seu trabalho junto ao quarteto Toca de Tatu. Em 2019, Lucas lançou o CD “Outono”, seu primeiro trabalho autoral. Neste momento, Lucas acaba de lançar o EP “Trilhar”, contendo 3 composições que prenunciam o segundo álbum a ser gravado e lançado em 2022. A proposta é que o próximo CD se torne o primeiro registro no formato fonográfico do seu trabalho de violão solo, que já vem existindo desde o início de sua carreira.

Nesta entrevista concedida ao site do Clube do Choro de BH, entidade à qual ele é associado e colaborador, Lucas Telles nos falou em detalhes sobre esse novo trabalho e suas perspectivas para outros lançamentos.

Capa do EP "Trilhar", o mais novo trabalho de Lucas Telles

A opção pelo EP - (Extended Play) que é um lançamento musical com maior duração que o single, mas não tão longo quanto um CD - é uma tendência já presente em diferentes segmentos musicais, como nos aponta Lucas. E esta é uma direção que ele pretende seguir, já que vê nesse formato um facilitador para vazão de suas composições e uma maneira a poder lançar trabalhos com maior regularidade, via plataformas de streaming. Exemplo disso é o single “Modinha do Adeus”, de autoria de Telles em parceria com o compositor paulista Rogério Santos e recém lançado junto com a cantora Luisa Lacerda.

Do ponto de vista de Lucas Telles, ao contrário do que possa parecer, esses trabalhos lançados em formato reduzido não diminuem a unidade de uma obra já pensada a longo prazo e na qual ele pretende que o violão solo tenha protagonismo cada vez maior.

FAIXAS.  As três faixas que compõem o EP são todas de autoria de Lucas Telles. Elas foram selecionadas pelo compositor dentre muitas outras, por sua representatividade musical e emocional, dentro de sua carreira.

“Trilhar” é uma Valsa Choro que foi composta por Lucas Telles na noite da véspera do Natal de 2017. Tempos depois foi reencontrada pelo autor e muito apreciada em sua forma, de tal maneira que mereceu maior atenção para que, após finalizada, se tornasse a primeira faixa e título do EP. Segundo Lucas, ela possui volteios, em uma representação rítmica “buscante” que se assemelha à uma boa forma de trilhar os caminhos. Aliás, um volteador é um equilibrista que anda na corda bamba ou arame, demonstrando sua destreza e coragem, vencendo os desafios do ar.

A segunda música é o “Choro pro Marku”, composta durante a participação de Lucas Telles nas gravações do último álbum do cantor Marku Ribas, falecido em abril de 2013. A música inspirada na atmosfera do momento, foi apresentada a Marku, à época ainda sem o título, em um dos muitos encontros entre os dois músicos durante o período de produção daquele trabalho. O título foi póstumo e dado de forma emocionada como homenagem ao admirável e saudoso músico. Lucas declara um grande carinho por essa composição que, além desse registrado no EP, ganhou uma versão com novo arranjo e se encontra também no CD recém lançado em celebração aos 10 anos do grupo Toca de Tatu.

“Segura essa”, composta em 2011, é a terceira faixa e a mais antiga entre elas. Inscrita no “Festival Choro Novo”, no mesmo ano de composição, a música ganhou o terceiro lugar, o que muito alegrou Lucas, visto o elevado nível dos concorrentes. Desde então, é presença frequente e estimada em seu repertório.  A primeira gravação ocorreu no CD do próprio Festival, em sua versão tocada ao vivo, na cerimônia de premiação. Ela foi registrada também no CD "Outono", primeiro álbum de Lucas Telles, com novo formato em um arranjo com baixo, piano e bateria. Dada a sua gênese no violão, e por um manifesto carinho do compositor, ela volta agora com honras, em uma versão solo em seu instrumento de origem. Lucas fecha o EP com esse Choro Sambado, com arranjo refeito e em uma roupagem que traduz a sua imensa capacidade de sempre nos surpreender positivamente a cada novo trabalho.

O EP "Trilhar", lançado na última segunda feira (6/12), está disponível em streaming no Spotify (aqui) e também  pelo Youtube (aqui).
Destacamos aqui o Choro "Segura essa" para nossa audição de hoje. Aprecie e, logo após, siga um link acima para conferir as duas outras composições que compõe o EP.
Não se esqueça também de curtir e seguir o canal como forma de registrar seus aplausos ao trabalho de Lucas Telles.