1 de dezembro de 2021

Destaque na lutheria brasileira, Antônio de Pádua relata sobre seus trinta anos de ofício, em entrevista ao "O Charme do Violão Mineiro".

Antônio de Pádua - Foto reprodução

O ciclo de entrevistas “O Charme do Violão Mineiro” recebe nesta quarta-feira (01/12), a partir das 20h30, o luthier Antônio de Pádua - mineiro de Visconde do Rio Branco. O projeto que é produzido e apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria acontece de forma remota e tem transmissão pelo YouTube.

Antônio de Pádua, o Pati, em seu atelier.  Foto: reprodução
Nascido em uma família que cultiva a arte musical, Antônio de Pádua se interessou pelo violão ainda criança. Antes de se dedicar à lutheria, Pati (apelido que ganhou no seio familiar) trabalhou com artesanato e fabricação de móveis em Viçosa - cidade que reside há muitos anos. Foi aluno do Curso de Extensão em "Restauração de Instrumentos Antigos", na Universidade Federal de São João del Rei, sob orientação de João Nascimento e, posteriormente, foi orientado por Roberto Gomes.

Detalhe atelier Antônio de Pádua - Foto: reprodução
Antônio de Pádua construiu seu primeiro violão em 1991, ainda sob forte influência de grandes nomes da lutheria europeia - notadamente a escola espanhola. Ele já construiu cerca de quinhentos e cinquenta violões e está entre os nomes mais reconhecidos na lutheria brasileira. Em trinta anos de profissão, Pati ensinou o ofício a diversos aprendizes que passaram pela sua lutheria. Atualmente, se dedica à fabricação de instrumentos que possuem concepções próprias de designer e construção, com sonoridade tradicional. Destaca-se, dentre as criações de Antônio de Pádua, o modelo eletroacústico "Nelson Faria" - feito especialmente para o grande músico mineiro.

Programe-se e prestigie mais esta entrevista imperdível do ciclo "O Charme do Violão Mineiro". Registre sua audiência e participe ao vivo, via Chat.

Fotos: reproduções do documentário de autoria e registro Frederico Herrmann