SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

23 de dezembro de 2021

Alexandre Bacalhau traz ao Palco Carinhoso os melhores votos de Feliz Natal.

A música, com sua linguagem universal, está entre as formas que melhor expressam o amor, a solidariedade e todos os demais sentimentos elevados do verdadeiro espírito do Natal. A composição "Happy Xmas (War Is Over)” é um dos maiores sucessos da carreira solo de John Lennon. Embora seja uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã, tornou-se umas das mais famosas musicas de Natal fora do eixo das músicas popularmente clássicas, e já foi gravada em várias línguas, entrando em muitas compilações natalinas.

Yoko Ono ensinando a letra de ” Happy Xmas (War Is Over)”
 para membros da Comunidade do Harlem no Record Plant, NY.
Escrita por Lennon a canção foi gravada no final de outubro de 1971, dois anos depois de composta, nos estúdios da Record Plant em Nova Iorque. Inicialmente lançada como single pela Apple Records, alcançou a 3ª posição da Billboard, naquele mesmo ano. 
A primeira aparição oficial da música foi em 1975 no disco Shaved Fish. Além das vozes de John Lennon e Yoko Ono, a gravação apresenta também um grande e emblemático coral de crianças carentes do Harlem Community Choir. 
A letra é baseada em uma campanha do final de 1969 organizada por Lennon & Ono, que alugaram vários outdoors e colaram cartazes em doze cidades espalhadas pelo mundo com a frase: “WAR IS OVER! (If You Want It)”. As cidades escolhidas foram New York, Los Angeles, Toronto, Roma, Atenas, Amsterdam, Berlin, Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e Helsinque.

E foi esta a composição escolhida pelo músico Alexandre Bacalhau para sua participação nesta edição do Palco Carinhoso - Especial de Natal. Alexandre é músico desde a década de 1970, participando de grupos de samba e seresta em BH e tocando em vários eventos como o Projeto Botecar, Choro BH e Minas ao Luar. Nos anos 80, ele atuou em um grupo de pagode no ES, chamado "Grupo Soma" e em paralelo em dois grupos de Choro, o "Chorões da Ilha" e "H2O". Retornando a BH, participou por 10 anos do grupo "Pedacinhos do Céu", tocando cavaquinho e posteriormente violão 7 cordas. Atualmente ele participa do grupo de samba "Água de Beber" e do grupo de Choro "Sonoroso", do qual é fundador.

Alexandre Bacalhau nos traz um solo de Happy Xmas (War Is Over) ao Cavaquinho, imprimindo muita brasilidade no ritmo. Com esta melodia, desejamos que a esperança e a paz possa ressoar  no coração de toda a humanidade.



Happy Xmas (War Is Over)

Feliz Natal (A Guerra Acabou)

So this is ChristmasEntão é NatalAnd what have you done?E o que você fez?Another year overUm outro ano se foiAnd new one just begunE um novo apenas começouAnd so this is ChristmasE então é NatalI hope you have funEspero que você se divirtaThe near and the dear oneO próximo e queridoThe old and the youngO velho e o jovemA very Merry ChristmasUm alegre NatalAnd a Happy New YearE um Feliz Ano NovoLet's hope it's a good oneVamos esperar que seja um bom anoWithout any fearSem sofrimentoAnd so this is Christmas (war is over...)E então é Natal (e a guerra terminou...)For weak and for strong (if you want it...)Para o fraco e para o forte (se você quiser)The rich and the poor onesPara o rico e para o pobreThe world is so wrongO mundo é tão erradoAnd so Happy ChristmasE, então, Feliz NatalFor black and for whitePara o negro e para o brancoFor yellow and red onesPara o amarelo e para o vermelhoLet's stop all the fightVamos parar com todas as lutasA very Merry ChristmasUm alegre NatalAnd a Happy New YearE um Feliz Ano NovoLet's hope it's a good oneVamos esperar que seja um bom anoWithout any fearSem nenhum temorAnd so this is ChristmasE então é NatalAnd what have we done?E o que nós fizemos?Another year overUm outro ano se foiAnd new one just begun...E um novo apenas começou...And so Happy ChristmasE então Feliz NatalWe hope you have funEsperamos que você se divirtaThe near and the dear oneO próximo e queridoThe old and the youngE velho e o jovemA very Merry ChristmasUm alegre NatalAnd a Happy New YearE um Feliz Ano NovoLet's hope it's a good oneVamos esperar que seja um bom anoWithout any fearSem nenhum temorWar is overA guerra acabouIf you want itSe você quiserWar is overA guerra acabouNowAgora