3 de novembro de 2021

O Charme do Violão Mineiro entrevista o compositor Marcos Souza. Ele abordará a obra de Chico Mário, um dos primeiros artistas brasileiros a se assumir como produtor independente.

Chico Mário - Foto: Acervo Família Souza.

O convidado para a entrevista desta semana do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que acontece nesta quarta (3/11) é o compositor de trilhas sonoras e gestor cultural Marcos Souza - paulista e mineiro de coração - que abordará a obra de seu pai, Chico Mário (1948-1988). Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, a entrevista terá transmissão às 20h30, pelo  YouTube.

O entrevistado Marcos Souza. Foto: Ana Paula Marotte

Nascido em Belo Horizonte, em 1948, desde os cinco anos Chico Mário já demonstrava inclinação para a música. Seu primeiro professor de música foi seu Tio Geraldo. Ainda na capital mineira, Chico Mário participou do JEC (Juventude Estudantil Católica), como membro da direção regional. Já em São Paulo, cursou Economia, Especialização em Engenharia de Sistemas e atuou também como jornalista, no "Estado de São Paulo" e crítico musical, na revista "Realidade". Nesta mesma cidade, Chico Mário estudou violão com Henrique Pinto e criou um método de música, em cores, para crianças. Em 1978, se mudou para o Rio de Janeiro, onde estudou teoria e arranjo musical com Roberto Gnattali.

Chico Mário foi um dos primeiros artistas brasileiros a se assumir como produtor independente, tendo, inclusive, ocupado o cargo de vice-presidente da APID (Associação dos Produtores de discos Independentes). Ele lançou os seguintes álbuns: "Terra" (1979); "Revolta dos Palhaços" (1980); "Conversa de Cordas, Palhetas, Couros e Metais" (1983); "Pijama de Seda" (1985) e "Retratos" (1986). Encontramos ainda, em sua discografia, "Dança do Mar" (1988) e "Suíte Brasil" (1991) - álbuns póstumos.

Chico Mário ganhou o 1º prêmio no "Festival de Ouro Preto" (1984) e o 1º prêmio de melhor arranjo no "Festival dos Festivais de Minas Gerais" (1986) com sua música "São Paulo", além de ter escrito três livros: "Ressurreição"; "Como fazer um disco independente" e "Painel Brasileiro".

Programe-se e não perca a entrevista que nos trará muito mais sobre o grande compositor mineiro, Francisco Mário, irmão caçula do cartunista Henfil e do sociólogo Herbert de Souza, E desde já, fique com uma lembrança emocionante de sua virtuosa carreira como compositor. Ouça "Choro em Bach", registrada no Álbum "Conversa de Cordas, Couros, Palhetas e Metais".