9 de novembro de 2021

José Lucena Vaz em entrevista no "O Charme do Violão Mineiro": a trajetória e importante carreira desse mestre, do violão e de muitos.

José Lucena Vaz - foto:Beto Eterovick
O violonista e professor José Lucena Vaz é o convidado de hoje (9/11) do ciclo de entrevista “O Charme do Violão Mineiro”. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, as edições ocorrem sempre às terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo YouTube.

José Lucena Vaz nasceu em 1944, no município mineiro de João Pinheiro e se mudou para Belo Horizonte ainda criança. Foi aluno interno do Instituto São Rafael (especializado na instrução de pessoas com deficiência visual). Nesta mesma instituição, Lucena iniciou seus estudos musicais em 1953 e, aos quatorze anos, passou a se dedicar exclusivamente ao violão. Ele obteve o diploma do Curso Técnico em Violão em 1967, tendo como mestre o professor Walter de Carvalho Alves.

A partir da década de 1970, Lucena buscou aperfeiçoamento instrumental e musical em diversos cursos, tais como: "Festival de Inverno" (Ouro Preto); "Seminário Internacional de Violão" (Porto Alegre) e "Seminário Internacional de Guitarra" (Montevidéu). Mesmo período em que obteve algumas das suas premiações, entre as quais destacamos o primeiro prêmio no "III Concurso Internacional de Violão" (Porto Alegre - 1971) e a Medalha de Ouro no "Seminário Internacional de Guitarra (Montevidéu - 1975)

Em 1973, ele ingressou no Curso de Composição e Regência da Escola de Música da UFMG e, a partir de 1976, passou a lecionar Violão nesta mesma instituição. Reconhecido como um dos principais professores de violão do país, o trabalho de Lucena é fundamentado no estudo de aspectos da cinesiologia humana aplicáveis à técnica de execução violonística. Atualmente, José Lucena Vaz divide suas atividades entre recitais de violão solo, cursos de pequena duração, além de palestras sobre aspectos da técnica e interpretação violonística.

Programe-se e não perca logo mais a entrevista com José Lucena Vaz que trará muito mais sobre sua trajetória e contribuições ao universo do violão em Minas Gerais. E aproveite para participar  pelo chat ao vivo.