12 de outubro de 2021

"Valse pour Claude": valsa franco-brasileira reúne o compositor francês Richard Mercier e os mineiros Carlos Walter e Vaninho Vieira. Live no próximo domingo irá abordar sobre esse encontro musical.

Na foto, o homenageado Claude Fradin.

O saxofonista e compositor francês Richard Mercier acaba de lançar o single instrumental Valse pour Claude com arranjo de base e solos de violão requinto e guitarra semiacústica de Carlos Walter, associado do Clube do Choro de BH desde 2007. O tema contou também com uma improvisação do violonista mineiro Vaninho Vieira e será lançado oficialmente no próximo domingo (17) em um bate-papo ao vivo entre Richard Mercier e Carlos Walter, incluindo depoimento de Vaninho Vieira.

O ENCONTRO
Richard Mercier - Foto: Divulgação
Embora Richard Mercier tenha morado vários anos em Ipatinga e em Belo Horizonte, durante seus 15 anos vividos no Brasil, ele e Carlos não chegaram a se conhecer pessoalmente. O encontro entre o saxofonista francês e o músico mineiro aconteceu de forma inusitada durante a pandemia. A distância entre Paris e BH não foi empecilho para esse intercâmbio musical, o qual, segundo Carlos, dá continuidade às suas interlocuções com músicos radicados na França, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos junto à pianista franco-brasileira Maria Inês Guimarães, presidente do Club du Choro de Paris, onde se apresentou com os também associados Sílvio Carlos (violão de 7 cordas) e Marcos Flávio (trombone).

Ao revirar backups antigos, Carlos Walter encontrou um arranjo que teria feito para uma valsa de Richard com violão de nylon, guitarra semiacústica e violão ressonador gravado a pedido de Vaninho Vieira. “Reescutar esse material confeccionado há 6 anos, numa era anterior ao Deezer e ao Spotify, foi uma experiência incrível. Notei ali fatores característicos do choro como as baixarias de 7 cordas no violão de 6 (do Dino, Rabello, Reinaldo De Vito, Sílvio Carlos, Bozó...), aquela levada de valsa mineira do Toninho Horta, o timbre de guitarra do Juarez Moreira, o jeito de solar do meu pai – o compositor e saxofonista Alvaro Walter da cidade histórica de Mariana, uma pitada de harmonia do Sérgio Ramos... Esse distanciamento, fez-me então perceber quão esses ingredientes estão internalizados no meu imaginário musical”, confidencia Carlos.

Satisfeito com o resultado, Carlos  enviou os arquivos a Richard que prontamente respondeu e se dispôs a gravar a melodia, os improvisos e contracantos com o seu sax soprano. Nesse meio tempo, convidaram Vaninho Vieira para participar. E assim, seguindo a tendência, cada qual gravou em seu home studio.

Carlos Walter, violonista, compositor e arranjador com o violão Lírio, desenvolvido e construído pelo luthier Gianfranco Fiorini contando com a consultoria do próprio Carlos. Foto: reprodução.

A INSPIRAÇÃO
Ao perguntar quem seria Claude, inspiração para essa composição, Richard respondeu que se tratava do seu avô materno, saxofonista francês, que tocava musette em bailes na década de 30, um gênero com um fraseado semelhante à valsa-choro brasileira. Inspirando-se nesses elementos, compôs quando ainda morava no Brasil a linda “Valse pour Claude” que já foi gravada com outras roupagens nos álbuns SETE, (registrado no Brasil em 2010) e em seu novo álbum "Recalculating The Seven", gravado na França em 2020, também disponível nas plataformas de streaming.

Na capa do single, a foto do homenageado Claude Fradin que começou sua carreira musical no seio de uma fanfarra tocando tuba para depois se tornar definitivamente saxofonista soprano da banda de baile da Ópera de Vichy, cidade natal de Richard Mercier. Curiosamente, tanto Carlos quanto Richard, descendem de famílias musicais tradicionais e ligadas a esse gênero bandístico tão afeito aos festejos populares, solenidades, comendas, quermesses, retretas em coretos e procissões sacras.

O LANÇAMENTO
No dia 17/10/2021 (domingo), às 15h (horário de Brasília), será transmitido pelo Youtube um bate-papo entre Richard Mercier e Carlos Walter com depoimento de Vaninho Vieira sobre o lançamento dessa versão da Valse pour Claude. A live será transmitida nos canais de Richard Mercier e Carlos Walter. (links de acesso à live: https://youtu.be/z4PCzLJrb4w e https://youtu.be/QyjyLyBI3OA).
Estão todos convidados a participar e interagir pelo chat.

Ouça a seguir a mais recente versão de Valse pour Claude já disponível no Youtube e se desejar escutá-la no Spotify, Dezzer e no Itunes, clique em https://ffm.bio/ro1ve74

A pesquisa e redação deste post contou com as assinaturas e valorosa colaboração de Carlos Walter e Richard Mercier.