19 de outubro de 2021

Programa Diálogos - o presente da Música traz como tema "Choro em BH: as rodas e as telas".

Esta edição reúne Lúcia Campos, Marcela Nunes, Silvio Carlos e Marcos Flávio.

Nesta terça-feira (19/10), às 19h30, o programa “Diálogos - o presente da Música” traz como tema o "Choro em BH: as rodas e as telas" e como convidados, nomes importantes do Choro da capital mineira.

Em processo de registro como bem cultural imaterial do país, o Choro é um gênero popular e instrumental que nasceu no século XIX entre os cariocas, mas rapidamente se popularizou em Belo Horizonte. Antes da pandemia, o círculo boêmio e noturno da capital contava com vários restaurantes parceiros que recebiam as rodas de Choro.

A cidade ficou conhecida também pelos jovens nomes do gênero, que receberam importantes premiações locais como a do BDMG Instrumental, além de reconhecimento internacional em festivais de jazz, e assim continuam a manter viva a tradição. Entre esses nomes estão Marcela Nunes, Caetano Brasil, Luísa Mitre e Lucas Telles.

Para conversar sobre as relações da cidade com o Choro e sobre como os chorões têm lidado com o virtual, o programa convidou a professora da UEMG e coordenadora do registro do Choro como patrimônio cultural no Iphan, Lúcia Campos, a flautista, compositora e fundadora d’O Muringueiro Marcela Nunes e o violonista de 7 cordas e membro do Clube do Choro de Belo Horizonte, Sílvio Carlos. A conversa será mediada por outro associado do Clube,  o trombonista, professor da UFMG e grande entusiasta e pesquisador do Choro na cidade, Marcos Flávio.

Programe-se, ative o lembrete no canal, e convide os amigos. A transmissão será ao vivo pelo canal do youtube do Conservatório UFMG.