26 de outubro de 2021

"O Charme do Violão Mineiro" recebe Eustáquio Grilo. Sua carreira como instrumentista, compositor e professor na Universidade de Brasília estão na pauta da entrevista.

Eustáquio Grilo - Foto: Daniela Gonçalves

O ciclo de entrevista "O Charme do Violão Mineiro" chega hoje à sua 25ª edição e traz como convidado, o violonista, compositor e professor Eustáquio Grilo. O projeto é produzido e apresentado pelo violonista e professor Celso Faria e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo YouTube.

Natural de Passos, Eustáquio Grilo nasceu em 1948 e começou seus estudos de violão, ainda criança, com seus familiares. Frequentou o Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Mogi Mirim (SP), onde estudou piano, órgão, canto coral, canto gregoriano e harmonia. No entanto, a sua primeira graduação acadêmica foi em Matemática, pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1971, mesmo ano em que começou a se apresentar como concertista de violão.

Nesta mesma época, residindo em Belo Horizonte, foi aluno de violão de Walter de Carvalho Alves. Participou do IV e VI "Seminário Internacional de Violão, em 1972 e 1974, respectivamente, promovido pelo Liceu Palestrina, em Porto Alegre (RS), onde estudou com Abel Carlevaro e Guido Santorsola.

De aluno, Eustáquio chegou a professor. Lecionou na Universidade Federal de Uberlândia de 1980 a 1987 e, desde 1987, é professor na UnB - Universidade de Brasília. Eustáquio também atuou como professor no "Seminário Internacional de Violão", em Porto Alegre, nos anos de 1978, 1980, 1981, 1982 e 1995 e no "Curso Internacional de Verão", em Brasília, nos anos de 1986, 1987, 1992, 1998.

Além de atuar como docente, Eustáquio também se dedica à composição para violão, com destaque para a série de "6 Tocatas" e as "12 Caprichosas". Sua obra "Tocata Mineira" foi agraciada com Menção Honrosa no "Segundo Concurso Nacional de Composição para Violão Isaías Sávio" (Porto Alegre), em 1978. Um de seus trabalhos de maior fôlego é a transcrição do "Cravo Bem Temperado", volumes 1 e 2, de Johann Sebastian Bach, para dois e três violões.

Entre outras consagrações alcançadas em sua carreira como violonista estão também o prêmio especial (primeiro colocado brasileiro), no "Concurso Internacional de Violão" (Porto Alegre), em 1974 e o primeiro prêmio no "Segundo Concurso Internacional Mangoré" (Cidade do México), em 1979.

Programe-se e prestigie mais esta entrevista imperdível do ciclo "O Charme do Violão Mineiro". E  assista agora um belo registro da apresentação de Eustáquio Grilo no Festival Acordes do Rádio: 90 Anos do Violão Brasileiro. Ele interpreta o choro Dengoso, de João Pernambuco.

O projeto Acordes do Rádio: 90 Anos do Violão Brasileiro foi produzido por Alessandro Soares. Este vídeo integra uma série de três programas exibidos pela TV Senado em maio de 2011 e foi gravado no Teatro do CCBB em Brasília.