SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

19 de outubro de 2021

"O Charme do Violão Mineiro entrevista Sebastião Idelfonso, violonista, compositor e fundador da "Academia do Violão" em BH.

Sebastião Idelfonso - Foto: Divulgação

O convidado para a próxima entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro”, que acontece nesta terça feira (19), é o violonista, compositor e professor Sebastião Idelfonso. O ciclo, que teve início em maio deste ano, é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. As transmissões ocorrem sempre às terças-feiras, às 20h30,  pelo YouTube.

SEBASTIÃO IDELFONSO se interessou pelo violão ainda criança, em Ponte Nova, sua cidade natal - sendo sempre autodidata. É Primeiro Sargento reformado da Polícia Militar de Minas Gerais, onde ajudou a formar a "Orquestra de Dança" e o conjunto de baile "Os Rebeldes". Idelfonso tocou em diversas festas em Belo Horizonte ainda na década de 1950 onde, o então governador do Estado de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, era presença cativa. 

Como violonista, ele já acompanhou diversos cantores de destaque da música brasileira como Orlando Silva, Silvio Caldas, Carlos Galhardo, Ângela Maria e Nelson Gonçalves. É autor de aproximadamente trezentas composições para violão de diferentes gêneros, como valsas, maxixes, sambas, catiras e choros. 

Lp Sebastião Idelfonso - Discos Chororó (1989)
Idelfonso fundou sua "Academia de Violão", que funcionou na Rua dos Carijós (centro de Belo Horizonte), onde deu aulas do instrumento para uma grande quantidade de alunos. Seu programa radiofônico "Meu amigo, o violão", que esteve no ar por quase sessenta anos, passou por diversas emissoras de Belo Horizonte, como Guarani, Mineira, Itatiaia, Inconfidência e América. 

Dentre a extensa produção fonográfica de Sebastião Idelfonso, que se iniciou no início da década de 1970, podemos destacar os seguintes álbuns: "Luar + Violão"; "Os Cobras em ritmo de choro"; "Meu amigo, o violão"; "Brincando com as cordas"; "Viola e Violão"; "Vivendo a saudade"; "Violões ao luar" e "Aquarela da saudade".


Programe-se para mais esta entrevista imperdível do ciclo "O Charme do Violão Mineiro". E até lá, fique na companhia do grande professor Sebastião Ildelfonso. Ouça "Janu de Terno Novo", uma de suas composições, em solo realizado pelo próprio.