8 de setembro de 2021

O Charme do Violão Mineiro destaca hoje a arte da lutheria e a virtuosa competência de Vergílio Lima.

Vergilio Lima - Foto: Jussara Queiroz

O ciclo de entrevistas "O Charme do Violão Mineiro" promove hoje (8) a sua 18ª edição. E o convidado para entrevista desta semana, que acontece excepcionalmente nesta quarta feira, é o respeitado luthier Vergílio Lima. As entrevistas realizadas de forma remota são conduzidas pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria e acontece às 20h30, com transmissão via YouTube.

Vergílio Lima nasceu na cidade mineira de Sabará e cultiva, desde sua infância, o gosto pela música, por trabalhos manuais, além de sua paixão pelas madeiras. Aos quatorze anos, foi morar com seu irmão Venício em Urbana, cidade localizada no estado de Illinois (Estados Unidos), onde fez um curso profissionalizante de marcenaria.

No Brasil, Vergílio foi aluno de violão de Nelson Piló, Noé Lourenço e Antônio Salles Penteado (estes dois últimos na Fundação de Educação Artística), em Belo Horizonte. Neste momento, com as habilidades e conhecimentos que já possuía, Vergílio Lima se interessou em realizar algumas correções e reparos nos violões de seus colegas. Em 1977, viajou à São Paulo para conhecer o luthier japonês Shigemitsu Suguiyama, que havia se radicado no Brasil, e, a partir do ano seguinte, tornou-se seu aprendiz. Do seu mestre, Vergílio recebeu o seguinte elogio: "Tentei formar alunos oito vezes, acertei só uma, com Vergílio Artur de Lima, que abriu sua própria oficina de lutheria em Sabará, Minas Gerais. Os outros não captaram a disciplina da virtuosa paciência japonesa". Nesta mesma época, Vergílio Lima conheceu o luthier Luciano Rolla, que residia no Rio de janeiro, com quem muito aprendeu sobre instrumentos de orquestra.

Ao todo, o luthier já construiu mais de 800 instrumentos, tendo inclusive, colaborado com nomes de destaque no cenário musical brasileiro como Roberto Correa (viola caipira) e Hamilton de Holanda (bandolim). Com espírito inquieto de pesquisador, há alguns anos, Vergílio desenvolveu uma forma de estrutura instrumental própria, utilizando somente madeiras brasileiras, para um sistema de acústica mais proveitoso.

Programe-se e não perca essa verdadeira aula.