13 de setembro de 2021

Mistura Fina recebe Marcelo Chiaretti - que abre também nossas audições da semana.

Marcelo Chiaretti - Foto: Olivier Lob
A edição do programa Mistura Fina que foi ao ar pela Rádio Inconfidência nesse domingo (12/09) foi conduzido pelo flautista, compositor, arranjador e educador musical, Marcelo Chiaretti. Ele, que é um destaque no cenário do universo do Choro e outros gênero musicais, preparou uma seleção musical à altura do seu currículo e um bate papo elevado à sua performance pessoal. Se você perdeu a edição de domingo, programe-se, pois terça feira (14/09) é dia de reprise a partir das das 22h, na 100,9 FM, AM 880 ou via web .

Marcelo Chiaretti é formado em composição pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em musicologia pela Universidade Paris 8 e doutorado em andamento em Educação Musical pela UFMG. Ampliou sua formação com importantes músicos do choro, da música instrumental e do jazz europeu, assim como também com os mestres das bandas de pífanos do Nordeste. Foi fundador do sexteto Corta Jaca, com o qual gravou dois CDs e co-produziu um filme documentário sobre o choro em Minas Gerais.
É idealizador e coordenador do CursOrquestra de Música Instrumental Brasileira na Fundação de Educação Artística, e também atua ministrando diversas oficinas e workshops, especialmente sobre música brasileira. Gravou recentemente o disco “Entre o Norte e o Poente” (2018) em parceria com Cristiano Vianna, e em breve lançará um caderno de partituras com suas composições recentes através do edital de bolsas da LAB.

Até que chegue a hora de ouvirmos esse programa imperdível, vamos nos deleitar com a audição de "Cadaqués", composição de Marcelo Chiaretti e Cristiano Vianna, interpretada pelo grupo "O Couro acorda o Vento". Desfrute dessa beleza para começar bem sua semana.