4 de setembro de 2021

CHORO DO JURA PARTICIPA DO PODCAST RECITAIS DO CENTRO CULTURAL UFMG.

No quinto episódio do Podcast Recitais, o Centro Cultural UFMG contou com a participação do Choro do Jura, grupo de chorinho de Belo Horizonte formado por André Milagres (violão 7 cordas), Marcelo Pereira (flautas e saxofone), Rafael Zavagli (cavaquinho), Rodrigo Magalhães (contrabaixo acústico) e Sandra Leão (pandeiro). Entre um Choro e outro, os integrantes compartilham suas trajetórias e vivências pelo mundo da música até a formação do grupo.

Rafael Zavagli conta que tudo começou com uma roda de choro que se reunia toda quarta-feira no bar Juramento 202 – Cervejaria Viela, no bairro Pompéia. As reuniões viraram tradição e eles sentiram a necessidade de se posicionar como um grupo, portanto o nome Choro do Jura, que faz uma menção ao bar que foi palco desses encontros.

Zavagli explica como funciona uma roda de Choro, que tem características diferentes de um show, seja pela disposição dos músicos, por não ter um repertório preestabelecido, pela questão da improvisação e de decidirem na hora o que vão tocar, além da possibilidade de abrir espaço para outros músicos e quem estiver ao redor poder se aproximar.

Os músicos ainda falam sobre o cenário das rodas de Choro neste período de distanciamento social, a realização de eventos virtuais através das redes sociais e a perspectiva do retorno presencial.

Então vamos à nossa audição de hoje. Aproveita o sábado e ouça o Projeto Podcast Recitais com Choro do Jura.

O Podcast Recitais é um projeto que pretende disponibilizar mensalmente no Spotify conteúdos em áudio relacionados à música. A proposta surgiu para ampliar a programação on-line do espaço, oferecer ao público da internet uma discussão sobre o universo musical, além de dar visibilidade aos artistas, que estão tendo que encontrar formas de se reinventar neste momento de distanciamento social. Os convidados terão espaço para apresentarem seus trabalhos autorais, sejam os que estão começando sua trajetória nos palcos e até mesmo os já consagrados. O projeto é atualizado uma vez por mês no Spotify: https://spoti.fi/37VZnRa
Fonte: Assessoria de Imprensa UFMG