SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

14 de setembro de 2021

A prática da música de Câmara com violão na abordagem do regente e professor Lincoln Andrade. Hoje, em "O Charme do Violão Mineiro".

Lincoln Andrade, Mestre e Doutor em Regência - Foto: Paulo Lacerda

O convidado para a 19ª entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que acontece hoje (14/09),  é o regente e professor Lincoln Andrade que abordará a prática da música de câmara (conjunto) com violão. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota, ele teve início em maio deste ano, e é transmitido sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista. 

LINCOLN ANDRADE é mineiro de Leopoldina, mas iniciou seus estudos musicais em Brasília e, nesta mesma cidade, começou a empreender sua carreira como regente e professor. Possui Licenciatura pela Universidade de Brasília, Mestrado em Regência pela University of Wyoming e Doutorado em Regência pela University of Kansas (ambas nos Estados Unidos). 

Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília e professor assistente premiado na University of Wyoming, University of Kansas e na Indiana State University. Também atuou como diretor musical do grupo "Invoquei o Vocal", regente titular do "Madrigal de Brasília", regente assistente do "Coro Jovem Comunitário de Kansas City" e do "Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro", além de titular do "Coral de Brasília" e do "Coral Lírico de Minas Gerais". Em 1994 e 2004,  Lincoln recebeu premiações no "Festival Internacional de Coros de Atenas" (Grécia). 

Atualmente, Lincoln Andrade é professor de Regência na Escola de Música da UFMG, onde também exerce a função de Chefe do Departamento de Teoria Geral da Música, é membro da Câmara de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação, membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), coordenador e regente titular do "Ars Nova-Coral da UFMG" e coordenador de outros programas e projetos de extensão universitária.

Prestigie a entrevista e participe ao vivo pelo chat, acessando este link: https://bit.ly/lincoln-andrade

E na nossa audição de hoje vamos relembrar um momento precioso da trajetória da maestro Lincoln Andrade. 
Este áudio é fruto de uma pesquisa entre fitas k7 originais do acervo de Elenice Maranesi, com registros musicais captados entre as décadas de 1970 a 1990, agora em processo de recuperação e digitalização. O sexteto Invoquei o Vocal, criado pelo maestro Lincoln Andrade, era composto pelos cantores Lincoln, Goya e Livino e as cantoras Ana Paula, Maria e Hortência, marcou história no cenário musical brasiliense, não substituído até hoje. Ouçam: Cantando no Toró composição de Chico Buarque de Holanda, na interpretação do Invoquei o Vocal.