30 de agosto de 2021

Naipe dos metais dá o tom no seminário "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil ". Marcos Flávio Aguiar representará MG nesse encontro.

Choro Patrimônio Cultural do Brasil

Acontece nesta segunda feira (30) mais uma edição dos seminários online "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil". Durante este ciclo, o terceiro da série, os destaques são os instrumentos e instrumentistas. Nesta noite, temas sobre o naipe dos metais serão tratados pelos convidados: Marcos Flávio (MG), Everson Moraes (RJ), Allan Abbadia (SP), Silvério Pontes (RJ), Siqueira Lima (AL), Aquiles Moraes (RJ) e Grazi Pizani (SP) com mediação de Osmário Estevam Jr e Rafael Velloso.

Os seminários integram o processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, título conferido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Todas as informações coletadas irão compor um dossiê de registro, com documentários audiovisuais e documentação fotográfica, que, posteriormente, serão submetidos ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

As transmissões acontecem semanalmente pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan, e também pela página no Facebook. Acompanhe a programação a partir das 19 horas e participe pelo chat com suas perguntas e sugestões.

Entre os importantes convidados desse encontro está o trombonista associado ao Clube do Choro de BHMarcos Flávio Aguiar. Doutor em Música/Performance pela UFMG e Mestre e Bacharel pela mesma instituição, ele é o atual Presidente da da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas.
E é ele quem chega reforçando o convite e trazendo um choro novo na área. "Amigo Fiel" é uma composição de Cleidiano Machado, dedicada ao amigo Marcos. Desfrute dessa audição.