SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

11 de agosto de 2021

Grupo Cor do Choro convida Lucinha Bosco em estreia de novo projeto semanal no Espaço Cultural Pirajá.

Neste sábado (14), das 18 às 22 horas, o grupo Cor do Choro se apresenta no Espaço Cultural Pirajá. Teco Santos no violão de 7 cordas, Marcelo na flauta, Jorginho no cavaquinho, Carlão no pandeiro e a cantora convidada, Lucinha Bosco inauguram esse projeto semanal que trará muito Choro instrumental e repertório de Seresta na interpretação de grandes artistas de BH.

A convidada desta semana para acompanhar o grupo será Lucinha Bosco que traz a música como herança de infância, quando já mostrava seu talento, cantando e representando nas festinhas da escola. A música sempre esteve a seu favor. Aos 23 anos, trabalhava como doméstica em uma casa onde havia um enorme piano. Da cozinha, Lucinha acompanhava o filho do patrão que tocava todos os dias, na hora do almoço. Diariamente a cena se repetia e ela percebeu que as pessoas paravam para ouvi-la. E que gostavam. Isso a deixava feliz.

Ainda sem pretensões de ser cantora, nos anos 1970 ela soube das inscrições para um festival na Rádio Inconfidência. A notícia, no entanto, não chamou sua atenção. Mas para incentiva-la, sua mãe sugeriu que as duas se inscrevessem. A mãe, que era analfabeta, fez uma marcha e Lucinha, um samba. As duas não foram classificadas. Mas, graças àquele festival, Jackson Costa, um dos jurados no evento, se encantou com a voz de Lúcia e a convidou para um teste. A vaga era para participar do coro das músicas inscritas nos festivais de músicas e no programa “Delmário é o espetáculo”, também da Rádio Inconfidência.

Lucinha Bosco - Foto: Ana Ribas
No dia do teste, Lucinha cantou Carinhoso, de Pixinguinha, sendo aprovada com louvor. Iniciou fazendo coro para os participantes, em 1974. Ainda no programa “Delmário é o espetáculo” estava previsto um show com a ‘queridinha do Brasil’, Ângela Maria. No entanto, a cantora não pode comparecer. A produção então convocou Lucinha Bosco para, nada mais nada menos, que substituir Ângela Maria, cantando Gente humilde, de Chico Buarque de Hollanda. Era a primeira vez que Lucinha se mostrava para o Brasil, pelas ondas do rádio.

Depois disso, Lucinha fez uma temporada de 18 meses no Hotel Trocadeiro, no Rio de Janeiro. Representou o Brasil na Pensilvânia, nos Estado Unidos, por sete meses e também esteve no Japão, por três meses. Ao todo, são 48 anos dedicados à música. Há uma década, Lucinha Bosco participa da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte.

E já aguardando o evento no próximo sábado, vamos nos deleitar com a voz de Lucinha Bosco, ouvindo "Pedacinhos do Céu". Esse clássico do Choro composto por Waldir Azevedo, ela interpretou na gravação do DVD Minas ao Luar Mauro Silva e Conjunto Musical. (Março 2017) . Apreciem.


SERVIÇO: 
Grupo Cor do Choro convida Lucinha Bosco - Choro e Seresta.
Data: Sábado (14/08/2021)
Horário: 18 às 22 horas
Local: Espaço Cultural Pirajá - Rua Izabel Cristina, 65 - Bairro Pirajá (Região Nordeste) - Belo Horizonte.
Informações: 97313-7401 e 99613-7469

(fonte de referência biográfica: https://www.almanaquedosamba.com.br/)