16 de agosto de 2021

Chegou a vez do Cavaquinho. Ausier Vinícius representa hoje os instrumentistas mineiros no 3º ciclo de seminário "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil".

Nesta segunda-feira (16/08), Jayme Vignoli (RJ), Maíra Macêdo (PE), Carla Cabral (PA), Julião Boêmio (PR), Márcio Marinho (DF) e Ausier Vinícius (MG) são os convidados para mais uma edição do 3º ciclo de seminários online "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" que terá, nesta noite, o Cavaquinho como instrumento em destaque. Os debates tem transmissão ao vivo, a partir das 19h, pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no Youtube e pela página no Facebook. A mediação deste encontro será realizada por Alice Alves e Guilherme Sperb.

Os debates integram o processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, título conferido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O 1º ciclo ocorreu em novembro de 2020, abordando educação e acervos, o 2º, entre abril e maio deste ano, versou sobre memória e cenas do Choro e o 3º é dedicado aos instrumentos e instrumentistas.
A pesquisa está sendo conduzida pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec). Todas as informações coletadas irão compor um dossiê de registro, com documentários audiovisuais e documentação fotográfica, que, posteriormente, serão submetidos ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Não perca e participe ao vivo, através do chat. E até lá, começamos nossas audições da semana com o cavaquinista Ausier Vinícius que irá representar Minas Gerais no seminário desta noite.
Nesse registro realizado em 2015, na Sala Funarte Sidney Miller, Ausier se apresenta ao lado do lendário Conjunto Época de Ouro. Ele toca "Delicado" de Waldir Azevedo. Esta obra composta em 1950 tornou-se um clássico da música popular e recordista de vendagens em 78 rpm, entrando para o hit parade da revista americana Cash Box como uma das mais vendidas em todos os tempos. Confira.