29 de julho de 2021

Websérie musical "Contornos: Choro" está no ar. Confira os episódios já exibidos e programe-se para os inéditos.

Contornos: Choro é uma websérie musical do Sesc Santos. Em cada temporada um(a) pesquisador(a) é convidado(a) para fazer a curadoria de um determinado gênero/tema musical, sempre com artistas da Baixada Santista. A primeira temporada está no ar nesta semana e é composta por quatro episódios imperdíveis.

Esta edição de "Contornos" acontece durante a pandemia de COVID-19 e, por conta disso, algumas gravações foram realizadas a distância, com pessoas em isolamento social e respeitando todos os protocolos de segurança que o momento exige.  As transmissões acontecem pelo canal no Youtube do Sesc Santos, ás 18 horas.

A estreia aconteceu na última terça feira (27/07). No primeiro episódio participam Ari & Arizinho 7 Cordas.
Ari 7 Cordas - começou tocar violão aos 16 anos influenciado pelo seu professor Zeferino 7 Cordas. Durante sua trajetória acompanhou artistas como: Nelson Gonçalves, Nelson Ned, Cláudia Moreno, Leila Silva, Noite Ilustrada, Germano Mathias, Bezerra Da Silva, Déo Rian, Cardos Poyares, Isaías Do Bandolim. Atualmente Presidente Do Clube Do Choro De São Vicente.
Arizinho 7 Cordas - o músico é de São Vicente e filho de Ariovaldo (Ari), grande violinista. Iniciou os estudos ainda criança com o pai. Acompanhou vários artistas como: Ivan Lins, D. Ivone Lara, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Reinaldo, Marquinhos Santana, Jorge Aragão, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Dudu Nobre, Pedrinho da Flor, Arlindo Cruz, Sombrinha, Ivan Lins, D. Ivone Lara, Péricles, Marcelo Lombardo, entre outros.

O segundo episódio com Nathan Valente e Monteiro foi ao ar na quarta feira (28/07).
Monteiro - Manoel do Espirito Santo Monteiro Filho, conhecido como Monteiro do Bandolim, nasceu em 1936 e cresceu na cidade de Santos. Frequentador de rodas de Choro, fez carreira na Marinha, onde integrou a Banda Sinfônica tocando contrabaixo acústico. É professor de música e referência para inúmeros chorões mais jovens.
Nathan Valente - nascido no ano de 1992 em Santos, iniciou seus estudos musicais aos 16 anos, no violão erudito. O interesse pela música popular, em especial a música brasileira, o levou ao violão popular e abriu o leque para outros instrumentos de cordas como o bandolim e a guitarra. Violonista, guitarrista e bandolinista, é professor licenciado em Música pela Universidade Católica de Santos.

O terceiro episódio que vai ao ar nesta quinta feira (29/07) nos traz Shirlei Priscila & Luan Pablo.
Shirlei Priscila - iniciou no piano pelo Conservatório Municipal de Música de Peruíbe aos 6 anos. Tocou na Banda Marcial de Itanhaém, trompa e percussão. Participou na primeira formação da Orquestra Tom Jobim como 2°flautista. Foi integrante da ultima formação do Grupo Regional de Choro Cinco Companheiros de Santos com Jorge Maciel no violão 7cordas, Carlinhos do Pandeiro, Miltinho do Cavaco e Monteiro do Bandolim por mais de 10 anos, desenvolvendo assim a paixão pelo Choro. Atualmente é monitora de Música pela Escola Municipal de Música de Peruíbe.
Luan Pablo - multi-instrumentista iniciou seus estudos na música aos 12 anos, após comprar uma flauta doce. Depois passa para flauta transversal e aos 13 anos tem contato com música de câmara e inicia os estudos no clarinete. No Clube do Choro de Santos começa a estudar choro, e inicia estudos no piano e violão 7 cordas. A partir dali, aprende vários outros instrumentos musicais. Hoje em dia é monitor na Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, além de tocar mais de 15 instrumentos. Já tocou com grandes músicos como Zé Barbeiro, Luizinho 7 Cordas e Armandinho.

Nessa sexta (30/07), no episódio que encerra essa temporada participam Luizinho 7 Cordas & Cibele Palopoli .
Luizinho 7 cordas - Luiz Araújo Amorim nasceu na cidade de Marília (SP), em 1946. É considerado o mais autêntico representante paulista do violão de 7 cordas. Formado na escola tradicional do Choro, acompanhou cantores como Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Cartola, Clara Nunes e Beth Carvalho. Luizinho 7 cordas detém um acervo com mais de 1.200 partituras manuscritas, tendo destacada atividade como compositor, arranjador e professor de seu instrumento.
Cibele Palopoli - Flautista, professora universitária e pesquisadora. Autora da tese de Doutorado Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro, defendida na Universidade de São Paulo em 2018. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Católica de Santos, é Doutora em Música (2014-2018), Mestre em Artes (2011-2013) e Bacharel em Música (flauta transversal, 2007-2010), todos pela USP.

Nossa sugestão de audição para esta quinta não poderia ser outra. Clique na imagem abaixo para curtir os dois primeiros episódios que já que foram ao ar e se programar para os seguintes que serão exibidos hoje e amanhã. Bom proveito.