27 de julho de 2021

Silvio Carlos, violonista e compositor associado ao Clube do Choro de BH, é o entrevistado de hoje no ciclo "O Charme do Violão Mineiro".

Silvio Carlos - Foto: Nilson Cota

O convidado para a 12ª entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que acontece hoje (27/07) é o violonista, arranjador e compositor, Silvio Carlos. Este ciclo é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural, Celso Faria. Realizado de forma remota, o projeto teve início no em maio deste ano e é transmitido sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista.

Silvio Carlos é mineiro de Itabira e iniciou seus estudos de violão, ainda na sua cidade natal, com Pedro de Caux. Em meados da década de 1970, mudou-se para Belo Horizonte onde ingressou no curso de Engenharia Elétrica, na UFMG. Neste período, foi aluno, concomitantemente, de Agostinho Bob e Nelson Piló. Algum tempo depois, Silvio também estudou violão com o mestre José Lucena Vaz. Ele se interessou pelo modelo sete cordas no início dos anos de 1980, época que fundou, ao lado de destacados instrumentistas da cena musical mineira, o conjunto "Flor de Abacate". Desde então, realiza pesquisas sobre a música instrumental brasileira, com ênfase no Choro. E, frequentemente, é convidado para ministrar cursos, oficinas e palestras sobre o violão de sete cordas e suas aplicações neste gênero da música brasileira. Silvio Carlos é associado do Clube do Choro de Belo Horizonte, entidade da qual já exerceu o cargo de Diretor Cultural.

Atuando como produtor e diretor musical, ele é responsável por uma grande quantidade de CDs, além de vários espetáculos. E atuando como violonista, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Ademilde Fonseca, Joel Nascimento, Paulinho da Viola, Paulo Sérgio Santos, Henrique Cazes e Hamilton de Holanda, dentre outros. Silvio já se apresentou em diferentes estados do Brasil e no exterior, realizando turnês pela Argentina, Espanha e França. É integrante do "Duo Treze Cordas", ao lado do violonista Carlos Walter, e dos grupos "Choro Nosso", "Choro da Mercearia" e "Choro de Minas".

Programe-se e prestigie mais esta entrevista imperdível. Até lá, já vamos ficando na ótima companhia do grande Silvio Carlos, pois é ele que chega trazendo a audição de hoje. No palco do programa "Senhor Brasil", Silvio se apresenta ao lado do grupo "Choro de Minas". "Tantos anos sem ele" é um Choro de sua autoria. Aprecie.