19 de julho de 2021

Série de seminários "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" recebe grandes bandolinistas.

Acontece nesta segunda (19/07) mais um seminário da série "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" que em julho e agosto tem instrumentistas como foco. As transmissões online acontecem as partir das 19 horas, pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (youtube e facebook/cnfcpgovbr). Para o encontro de hoje foram convidados bandolinistas que falarão sobre suas trajetórias e práticas como instrumentistas e, especialmente, a importância do Bandolim para o Choro.

Esses seminários tem sido muito importantes para o andamento do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Os encontros que tiveram inicio em novembro de 2020, já estão em seu terceiro ciclo e vem reunindo grandes nomes do cenário do Choro, incluindo representantes de instituições de acervo, ensino, associações e coletivos, pesquisadores, compositores e grandes musicistas. Nesta noite será a vez de Jorge Cardoso (CE), Pedro Amorim (RJ), Luis Barcelos (RS), Adamor do Bandolim (PA), Armandinho Macêdo (BA), Moema Macêdo (PE).

Ainda neste mês, os seminários terão a participação de instrumentistas de Pandeiro (dia 26/07). Para o mês de agosto, estão programados seminários com instrumentistas de Flauta (dia 02/08), Saxofone e Clarinete (09/08), Cavaquinho (16/08), Piano e Acordeon (23/08) e Metais (dia 30/08).
Acompanhe a programação e participe pelo chat no dia do seminário, com suas perguntas e sugestões.

Entre os importantes convidados desta noite estará Moêma Macedo. E é ela quem trazemos para nossa audição de hoje. Aprecie a seguir "Genuinamente Brasil", composição autoral que faz parte do seu álbum "Tempo de Choro". A apresentação foi gravada no Teatro Eva Hertz (Recife), em setembro de 2013, no show de lançamento do CD.