12 de julho de 2021

Seminários "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" estão de volta. Os instrumentistas são o foco deste terceiro ciclo que tem início hoje.

Os seminários online "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" estão de volta a partir desta segunda-feira, 12 de julho, agora com enfoque em instrumentistas dessa expressão cultural. Neste mês, as conversas versarão sobre violão, bandolim e pandeiro.

Os encontros tiveram inicio em novembro de 2020 e têm sido muito importantes para o andamento do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. Os seminários já reuniram grandes nomes do cenário do Choro, incluindo representantes de instituições de acervo, ensino, associações e coletivos, pesquisadores, compositores e grandes musicistas.

A pesquisa está sendo conduzida pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), selecionada em 2019 por edital para também documentar a instrução técnica do processo de registro. Todas as informações coletadas irão compor um dossiê de registro, com documentários audiovisuais e documentação fotográfica, que, posteriormente, serão submetidos ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

A edição de hoje inaugura as transmissões do terceiro ciclo e terá o violão como instrumento de destaque. Para esse primeiro encontro foram convidados os violonistas Samara Líbano (RJ), Rogério Cetano (GO), João Camarero (SP), Bozó 7 Cordas (PE), Sebastião Tapajós (PA) e Maurício Carrilho (RJ) que falarão sobre suas trajetórias e práticas como instrumentistas e, especialmente, a importância do violão para o Choro. Lucas de Campos e Anna Paes serão os mediadores.

As transmissões prosseguem até agosto, toda segunda-feira às 19h, pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan , e também pela página no Facebook. Não perca e participe ao vivo, através do chat.