2 de julho de 2021

Programa Noite ilustrada da Rádio UFMG Educativa destaca os 10 anos do grupo Toca de Tatu.

O Toca de Tatu, conjunto de Choro belo-horizontino está completando 10 anos de fundação e coleciona uma boa bagagem: dois discos lançados, diversos prêmios e turnês pelo Brasil e pela Europa. Agora, como celebração de uma década de trabalho, lançam um minidocumentário, uma websérie e preparam um disco, que, pela primeira vez, será feito apenas de composições inéditas e autorais dos seus quatro componentes: Luísa Mitre, no piano, Lucas Ladeia, no cavaquinho, Abel Borges, na percussão, e Lucas Telles, no violão.

Para falar desse momento celebrativo, da história e também dos planos para os anos que vêm aí, o programa Noite Ilustrada - produzido pela Rádio UFMG Educativa (104,5 fm) - que foi ao ar na última quarta-feira (30/06), recebeu o cavaquinista do grupo Lucas Ladeia. Durante a conversa com o jornalista Hugo Rafael, o músico falou sobre a websérie que conta todo o processo de composição de cada um dos integrantes do grupo.

“Ainda é muito raro ver formações coletivas de música instrumental com essa longevidade, produzindo, criando, arranjando, sempre com coisas novas. Mas é desafiador, já teve um tempo melhor, principalmente aqui em Belo Horizonte, com um boom de festivais. Mas, mesmo na pandemia, conseguimos gravar e produzir esse novo trabalho. E lá fora, na França, por exemplo, há um acolhimento surpreendente. Aqui no Brasil, a admiração pela arte que a gente faz precisa entrar muito ainda no campo da educação. Ainda assim, a gente vê pessoas mais jovens se interessando pelo choro”, afirmou.

Os quatro episódios da websérie Toca de Tatu 10 anos: Por dentro das composições, assim como o minidoc, estão disponíveis no canal do grupo Toca de Tatu no Youtube.

Ouça a entrevista na íntegra:

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael
FONTE:  UFMG Comunicação