13 de julho de 2021

"O Charme do Violão Mineiro" recebe hoje o flautista Alexandre Braga que abordará a prática da música de câmara com violão.

Alexandre Braga - Foto: Gabriel Faria
O convidado para a entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” de hoje (13/07) é o flautista Alexandre Braga que abordará a prática da música de câmara (conjunto) com violão. Realizado de forma remota, as entrevistas ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 20h30, com transmissão pelo YouTube e Facebook do idealizador e apresentador do projeto, o violonista, professor e produtor cultural Celso Faria.

Alexandre Braga é mineiro da cidade de Varginha, onde iniciou seus estudos musicais, no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, ainda criança e orientado pela professora Leonilda Silva. Seus estudos continuados o levaram ao bacharelado em música, com habilitação em flauta transversal, realizado pela Escola de Música da UFMG, onde estudou na classe do professor Arthur Andrés. Durante seu período de formação, Alexandre participou de diversos festivais de música pelo Brasil, tendo estudado, dentre outros, com Maurício Freire, Odette Ernest Dias e Norton Morozowicz.

Como flautista atuou na Orquestra Ouro Preto, na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e, desde 2008, é integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Como músico camerista, possui destacada atuação no estado de Minas Gerais.  Dentre outras formações, atua em duo com o cravista Antônio Magalhães e com a pianista Elvira Gomes, com a qual lançou os cds "Recital" (2017) e "Sarau" (2019).  Além deles, com o violonista Celso Faria, formou há quase vinte anos, o "Duo Braga-Faria". Este conjunto camerístico tem por objetivo a divulgação de obras do cânone da formação, de músicas a eles dedicadas e das transcrições realizadas por Celso.

Alexandre já se apresentou nas principais cidades do Brasil e também na Argentina, Peru e Portugal. Amante da apreciação musical e história da música, ele vincula vídeos sobre os dois temas, além de suas performances musicais, em seu canal do YouTube.  E é diretamente de seu canal que trazemos nossa audição de hoje. Vamos ouvir a Polca "Na maromba" de autoria de Clemente Ferreira Junior, na execução de Alexandre Braga em duo com a pianista Elvira Gomes.

Um dos maiores maestros paraenses, Clemente Ferreira Júnior (09.10.1864 - 09.10.1917) ainda é desconhecido do grande público, porém de uma enorme importância para a história da música e do cinema no Brasil. Clemente Ferreira era o maestro oficial do Cinema Olympia em Belém entre os anos 10 e 20 - cinema mais antigo do Brasil ainda em funcionamento -, e desenvolveu inúmeras composições que foram executadas no hall do cinema, assim como em salões e teatros da capital paraense no início do século XX. (fonte)