6 de julho de 2021

O Charme do Violão Mineiro entrevista o pesquisador Jorge Mello. Ele abordará a obra de José Augusto de Freitas, um dos principais solistas da "Era de Ouro do Rádio.

Jorge Mello - Foto: Querubina Mello

O convidado para a  entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” de hoje (06/07) é o violonista carioca, professor e pesquisador, Jorge Mello que abordará a obra de José Augusto de Freitas, um dos principais solistas de violão do país na chamada "Era de Ouro do Rádio". Realizado de forma remota, as entrevistas ocorrem sempre às terças-feiras, a partir das 20h30, com transmissão pelo YouTube e Facebook do idealizador e apresentador do projeto, o violonista, professor e produtor cultural Celso Faria.

José Augusto Freitas (1909-1990) - Foto: Divulgação
José Augusto de Freitas nasceu em 1909 na cidade mineira de Rio Pomba e mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança. Após várias participações em diversas rádios cariocas, tocando ao lado de nomes como João Pernambuco, seu debut, como solista de violão clássico, ocorreu no Cine Teatro Odeon, em Barbacena, em abril de 1929.

O repertório executado por ele já rompia fronteiras: além de interpretar compositores europeus como Francisco Tárrega (1852-1909), Issac Albéniz (1860-1909), Dionisio Aguado (1784-1849), Johann Sebastian Bach (1685-1750), Joseph Haydn (1732-1809) e Carlos Garcia Tolsa (1858-1905), Freitas também executava obras do paraguaio Agustin Barrios (1885-1944), de quem fora aluno, além de obras suas. Além de Barrios, também estudou violão com Joaquim Francisco dos Santos, o Quincas Laranjeiras.

No início da década de 1930, realizou diversos registros fonográficos, em discos de 78 RPM, de composições suas. Dentre elas, podemos destacar: "Lamentos d'Alma", "Devaneios" e "Soluços", esta última também foi gravada por Dilermando Reis, em 1961. José Augusto de Freitas se apresentou, como solista de violão, em diversos eventos no Rio de Janeiro, sempre alcançando grande sucesso de público e crítica. É digno de nota que Freitas foi, possivelmente, o primeiro violonista brasileiro a executar, publicamente,  a obra "Choros nº 1", de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).
Em 1939, José Augusto de Freitas formou um duo bastante original, de cítara e violão, com Heitor Avena de Castro (1919-1981). Essa colaboração rendeu uma série de apresentações.

Além de instrumentista, José Augusto de Freitas foi um atuante professor de violão a partir da década de 1930, lecionando inclusive na Casa Bandolim de Ouro. Um de seus alunos mais destacados foi Jodacil Damaceno. Ele faleceu em 1990, no Rio de Janeiro.

Além das já citadas obras de José Augusto de Freitas, entre elas também podemos nos deleitar com um Choro que recebeu o sugestivo nome de "Cachorro Quente". E é ele que podemos ouvir, a seguir, na execução do violonista Jefferson Motta. Apreciem.

Jefferson Motta é mestrando em Musica pela UNICAMP - violonista 7 cordas , pesquisador e funcionário da Discoteca Oneyda Alvarenga- Coleção Ronoel Simões. Esse Vídeo foi extraído da sua participação na Série "Violão Entre Amigos", produzida pelo Rafael Altro, com o Apoio da Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura.