23 de julho de 2021

Começam hoje as finalíssimas do 20º Prêmio BDMG Instrumental. Assanhado Quarteto é um dos selecionados que sobem ao palco nesta noite.

Nos dias 23, 24 e 25 de julho, o BDMG Cultural realiza a finalíssima do Prêmio BDMG Instrumental, que completa duas décadas de realização em 2021, consolidado como uma importante vitrine e fonte de estímulo para músicos e compositores de Minas Gerais. Entre outros grandes artistas, nesta sexta tem apresentação do Assanhado Quarteto, um dos selecionados desta edição.

Em função da chegada da pandemia, a edição 2020 do BDMG Instrumental foi suspensa. Mas agora, ainda em meio ao flagelo que assola o planeta, a premiação volta à cena, ciente de sua importância e de seu papel para o desenvolvimento e o fortalecimento de toda uma cadeia produtiva da música no Estado.

Os 12 músicos finalistas foram selecionados por uma comissão formada pelo compositor e baterista André “Limão” Queiróz, pela pianista e professora Heloísa Feichas e pelo compositor e pianista Túlio Mourão. São eles Abel Borges, Aloizio Horta, Assanhado Quarteto, Daniel Souza, Duo Foz, Dudu Viana, Felipe Continentino, Felipe José, Gustavo Figueiredo, Max Sales, Pedro Gomes e Nô Corrêa. Cada instrumentista vai defender duas composições autorais e um arranjo, como de praxe na história da premiação, em duas noites de apresentações restritas, com transmissão ao vivo no YouTube, direto do Teatro Sesimas, em conformidade com as normas de vigilância sanitária vigentes.

O prêmio, que este ano recebeu dezenas de inscrições, vai contemplar os quatro vencedores, que serão escolhidos por uma nova comissão julgadora, com o valor de R$ 12 mil e a realização de shows no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. Também serão escolhidos, como nas edições anteriores da premiação, os dois melhores instrumentistas, dentre todos os músicos participantes.

Baixe a programação completa aqui. Assista as transmissões aqui

Enquanto aguardamos as apresentações desta noite, vamos de Assanhado Quarteto. O grupo formado pelos músicos Lucas Ladeia (Cavaquinho), André Milagres (Violão de 7 cordas), Rodrigo Heringer (Bateria)  Trigo Santana (Baiixo) é quem nos brinda com a audição de hoje: "Tilho no Choro", uma composição de Lucas Ladeia. Apreciem.

Assanhado Quarteto em Show de Lançamento do disco "Feira" (2016)