1 de julho de 2021

CELEBRANDO COM HOMENAGENS O DIA DO TROMBONISTA

Neste 1º de julho, data dedicada a celebrar o Dia do Trombonista, o Clube do Choro de BH faz uma homenagem a todos os instrumentistas que se dedicam à execução, estudos e pesquisas que promovem e divulgam o trombone nos palcos e ambientes acadêmicos.

Professor Paulo Lacerda - Foto: Eber Faioli
Com especial reverência, saudamos a memória de Paulo Lacerda, primeiro professor de Trombone da Escola de Música da UFMG e ex presidente da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas falecido em 1º de julho de 2003, em BH. Carioca de nascimento, mas mineiro de coração, professor Paulão, como era chamado, deixou grandiosas referências musicais e humanas para os trombonistas no Brasil. E seu legado de amor a educação, a música e ao trombone permanece vivo entre todos nós.
Marcos Flávio Aguiar - Presidente. da ABT
 é também associado ao Clube do Choro de BH

Também reverenciamos hoje três notáveis trombonistas brasileiros: Roberto Ângelo, Adenilton França e também o grande didata e performer Radegundes Feitosa Nunes, o primeiro Doutor em Trombone do Brasil que lamentavelmente, sete anos depois do falecimento de Paulo Lacerda, no mesmo 1º de julho, faleceram em um grave acidente no interior da Paraíba. Para que esse forte baque que atingiu todo o naipe de trombones no Brasil não ficasse marcada por tristezas mas, ao contrário, para celebrarmos todo o legado destes e de outros trombonistas exemplares, em 2011 a ABT decidiu, por unanimidade, instituir o dia 1º de julho como o Dia do Trombonista no Brasil.

O Clube do Choro de Belo Horizonte se alegra por ter em seu quadro de associados o registro de grandes trombonistas. Entre eles, o inesquecível Marcelo Ribeiro Batista de quem nos despedimos  com imensa tristeza em 24 de janeiro deste ano. Além dele, a instituição tem a honra de ter como associado, o atual Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas, Prof. de Trombone da EM/UFMG, Coord. do Coral de Trombones e Tubas da UFMG, o Dr. Marcos Flávio Aguiar Freitas.

E é através dele, e seu incansável trabalho em prol do Trombone no Brasil, que trazemos nossa audição celebrando o dia de hoje: uma homenagem dirigida por ele e o Coral de Trombones e Tubas da UFMG a todos os trombonistas. Ouçam a peça SUÍTE ALPINA, para octeto de Trombones, de autoria do saudoso Prof. Paulo Roberto Lacerda.

(Áudio original, no vídeo)
"Eu me sinto extremamente feliz, por ter tido a oportunidade de mostrar uma nova escola de trombones, uma escola não só de tocar trombone, mas de pessoas que são produtivas para a sociedade, pessoas que tem caráter e pessoas que realmente fazem música com muito prazer".
Paulo R. Lacerda (2002)