SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

8 de julho de 2021

Bossa Criativa disponibiliza a série de oficinas "Casa do Choro". O conteúdo já soma 40 videoaulas gratuitas, ministradas pelos principais chorões contemporâneos.


O "Bossa Criativa – Arte de Toda Gente", projeto assinado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como palco a internet e reúne apresentações e capacitação, em diversas formas artísticas e de economia criativa. São mais de 180 artista e educadores, de várias regiões do país, em apresentações, oficinas de capacitação e lives. Mais de 200 horas de conteúdo já estão no ar, com foco na diversidade, inclusão e democratização da cultura.
Dentro desse vasto conteúdo, o projeto está disponibilizando imperdíveis oficinas dedicadas ao universo do Choro. Os episódios que compõem as oficinas da série "Casa do Choro" apresentam a história, prática e performance do Choro, de perspectivas que tratam do gênero desde seu período de surgimento no século XIX até os dias atuais.

                             "Furiosa Portátil"                          

Através da oficina "Furiosa Portátil", a Casa do Choro disponibilizou 14 videoaulas. Todas as músicas analisadas nesta oficina foram reunidas num CD gravado em 2014 pela Orquestra Furiosa Portátil, formada por alunos e professores da Escola de Música da UFRJ. Além de ligados à Casa do Choro, alguns dos compositores que marcam presença nesta oficina estão entre os mais atuantes do cenário popular brasileiro: Bia Paes Leme, Cristóvão Bastos, Jayme Vignoli, Luciana Rabello, Marcílio Lopes, Mauricio Carrilho, Paulo Aragão e Pedro Paes. Confira mais detalhes e acesse as aulas AQUI.


   Casa do Choro | 8 com Mauricio Carrilho 

Este conteúdo é composto por 12 videoaulas derivada da coleção de CDs “8 com”, de Mauricio Carrilho, com músicas de sua autoria executadas pelo próprio compositor e por solistas convidados. 
Nas aulas, o compositor analisa cada uma dessas peças, salientando características interpretativas e relacionadas aos diversos gêneros do universo do Choro. Todas as aulas serão ilustradas com a gravação da música escolhida e sua respectiva partitura. Confira mais detalhes e acesse as aulas AQUI



   Casa do Choro | Personagens do Choro  

Personagens do Choro (Princípios do Choro) é composta por 14 videoaulas onde os principais chorões contemporâneos ensinam sobre grandes nomes  que marcaram a história do choro no Brasil:

- Henrique Alves de Mesquita, por Jayme Vignoli

Nesta aula, o cavaquinhista Jayme Vignoli sobre aquele que talvez possa ser considerado como o mais antigo compositor do universo do choro, nascido em 1830, destacando para algumas passagens de sua biografia e de algumas características de sua obra. 

- Chiquinha Gonzaga, por Leonardo Miranda - O flautista Leonardo Miranda, trata de uma figura absolutamente ímpar da vida musical e da sociedade brasileira do século XIX, Chiquinha Gonzaga, destacando muitas de suas lutas na música e fora dela, e a importância de sua atuação para a fixação de características do choro e da música brasileira.
- Joaquim Callado, por Leonardo Miranda - Neste vídeo, Leonardo Miranda nos fala sobre o primeiro grande flautista popular brasileiro, Joaquim Callado, destacando sua importância inestimável no abrasileiramento da polca, e trazendo um breve panorama sobre as flautas utilizadas na época.
- Ernesto Nazareth, por Paulo Aragão - Nesta aula, o violonista fala sobre um dos compositores brasileiros mais importantes de todos os tempos, Ernesto Nazareth, destacando a forma como o compositor sintetizou de forma engenhosa em seu piano as transformações rítmicas que aconteciam nas ruas do Rio de Janeiro, e traçando um breve panorama de sua obra.
- Anacleto de Medeiros, por Jayme Vignoli - Neste vídeo, Vignoli fala do paquetaense Anacleto de Medeiros, compositor dos mais notáveis no final do séc. XIX e talvez o mais icônico diretor musical da história das bandas de música do Brasil, fundador da Banda do Corpo de Bombeiros, com a qual realiza gravações notáveis na década de 1900.
Mário Álvares, por Luciana Rabello - A cavaquinhista Luciana Rabello fala sobre Mário Álvares, um compositor de obra tão rica quanto desconhecida, destacando o impacto de sua atuação junto a outros compositores extraordinários, como Anacleto de Madeiros, Pixinguinha e Donga.
- Pedro Galdino, por Pedro Aragão - O bandolinista Pedro Aragão nos apresenta Pedro Galdino, compositor da célebre polca “Flausina”, que de alguma forma representa bem o típico compositor do choro em fins do séc. XIX: negro, de classe média baixa, operário. A aula analisa trechos de uma gravação histórica realizada na década de 1910.
- Irineu de Almeida, por Pedro Aragão - Irineu de Almeida foi mais do que o mestre de Pixinguinha, mais do que um notável trombonista e oficleidista, mais do que um pioneiro do contraponto popular do choro. Foi também um compositor de mão cheia, de obra marcante. O bandolinista Pedro Aragão discorre, nesta aula, sobre todas essas características desse personagem essencial de nossa música.
- Lulu Cavaquinho, por Luciana Rabello - Nesta aula, a cavaquinhista Luciana Rabello nos apresenta a um dos pioneiros do cavaquinho brasileiro: Luiz Carlos Santos Faria, o Lulu Cavaquinho, que atuou como compositor e de quem restaram algumas gravações pioneiras da década de 1910.
- Galdino Barreto, por Luciana Rabello - Neste vídeo, Luciana Rabello traz mais um pioneiro do cavaquinho brasileiro: Galdino Barreto, o “Mestre dos mestres” (segundo definição de Alexandre Gonçalves Pinto), professor de Mario Álvares e compositor inspirado.
- Nelson Alves, por Luciana Rabello - Nelson Alves foi um dos grandes companheiros de Pixinguinha e Donga, um cavaquinhista virtuose e compositor excepcional, autor de um clássico do repertório do choro: “Mistura e manda”. Nesta aula, Luciana Rabello nos conta sobre a vida e sobre o cavaquinho deste grande mestre.
- Donga, por Jayme Vignoli - Nesta aula, o cavaquinhista Jayme Vignoli nos conta sobre Ernesto dos Santos, o Donga, que forma ao lado de seus companheiros inseparáveis Pixinguinha e João da Baiana uma das mais notáveis “santíssimas trindades” da música brasileira. Cavaquinhista e violonista muito atuante, foi um compositor inspirado, com obra que vai muito além do icônico “primeiro samba gravado”, Pelo Telefone.
- Alexandre Gonçalves Pinto, o Animal, por Pedro Aragão - Nesta aula, Pedro Aragão fala sobre um livro imprescindível, maior referência da música carioca do século XIX: “O Choro – reminiscências dos chorões antigos”, lançado em 1936 por um modesto carteiro e músico amador, Alexandre Gonçalves Pinto, o “Animal”. 
- Os copistas, por Jayme Vignoli - Nesta aula, o cavaquinhista Jayme Vignoli nos fala sobre o inestimável trabalho de alguns músicos, profissionais e amadores, que salvaram grande parte do repertório do choro no século XIX através de coleções de cadernos de partituras manuscritas. Dentre eles, se destacam figuras quase anônimas Frederico de Jesus, Candinho Silva, Arnaldo Correa, Patrocínio Gomes, Mário Peixoto e Quintiliano Pinto. Confira mais detalhes e acesse as aulas AQUI


Essas aulas, assim como todos os demais conteúdos, estão disponibilizados gratuitamente no site www.bossacriativa.art.br. Confira estes e acompanhe os lançamentos.