6 de julho de 2021

Acervo do Bandolim Brasileiro promove a Semana Evandro do Bandolim. O primeiro episódio é na casa de Jacob.

O Acervo do Bandolim Brasileiro está promovendo a Semana Evandro do Bandolim. As transmissões iniciaram nessa segunda (05/07) trazendo como primeiro episódio: "Evandro na Casa de Jacob do Bandolim".

Josevandro Pires de Carvalho, conhecido como Evandro do Bandolim, compositor e bandolinista brasileiro de choro nasceu em 19 de março de 1932, em João Pessoa (Paraíba). Com 13 anos já frequentava as rodas de choro, ao lado de seu professor Luperce Miranda. Gravou cerca de vinte discos incluindo um editado na França ("Le Bandolin Brésilien par Evandro").
Foi convidado a participar de gravações e shows com músicos brasileiros de renome como Borba, Jamelão, Nelson Gonçalves, Altamiro Carrilho, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Sivuca, entre outros.
Desde a segunda metade dos anos 1960 na cidade de São Paulo, Evandro e Seu Regional, juntamente com o Conjunto Atlântico e, depois, Isaias e seus Chorões, destacaram-se entre os grupos na defesa do Choro na Pauliceia. Evandro do Bandolim foi um notável nome das noites da cidade trabalhando, por exemplo, no boêmio Bar Jogral.
Evandro do Bandolim foto: Divulgação
À época, nos anos 1970 e 80, tomou parte de vários programas televisivos, especialmente aqueles produzidos na TV Cultura. Deu aulas de instrumento na tradicional Loja Del Vecchio. Pelo seu regional passaram vários músicos importantes como Manoelzinho da Flauta, José Pinheiro do violão, Lucio França, cavaquinho, Silvio Modesto, ritmo, José Reli, pandeiro, Luizinho 7 cordas, entre outros.
Após o seu falecimento, em 30 de outubro de 1994, em São Paulo, o espaço onde se pratica há anos uma roda de choro na Contemporânea, no bairro de Santa Ifigênia, foi batizado de Sala Evandro do Bandolim em sua homenagem. É um dos mais importantes redutos do choro paulista.

O ABB - Acervo do Bandolim Brasileiro é uma coletânea digital dedicada à pesquisa e divulgação da biografia de bandolinistas brasileiros. Com a missão de registrar, documentar, promover a pesquisa e ampliar o conhecimento a respeito da forma de tocar o Bandolim no Brasil, o Acervo busca apresentar conjunto documental reunido a partir de fontes impressas, sonoras e audiovisuais, assim como relatos de músicos bandolinistas. Com a coleta e publicações de áudios, vídeos, textos e imagens em redes sociais, abordando assuntos gerais que estejam diretamente ligados ao instrumento, o acervo visa retratar aspectos da formação e consolidação de uma “Prática do Bandolim Brasileiro", seus intérpretes, compositores, métodos de ensino, trabalhos acadêmicos, partituras e curiosidades, dentre outros.

Ouça  a seguir o primeiro episódio em áudio gravado em 1955 por Jacob do Bandolim e acompanhe a Semana Evandro do Bandolim diretamente no canal Acervo do Bandolim Brasileiro