24 de junho de 2021

VIII Prêmio Ibermúsicas para Criação de Canções está com inscrições abertas a todos os estilos musicais.

(Reprodução / Ibermúsicas)

Estão abertas as inscrições para os editais do Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas – Ibermúsicas 2021. A iniciativa, financiada atualmente por 14 países, tem a Fundação Nacional de Artes – Funarte como representante no Brasil. As três convocatórias anunciadas vão contemplar composições e projetos musicais on-line de países ibero-americanos.

O VIII Prêmio Ibermúsicas para Criação de Canções tem o propósito de impulsionar e valorizar a música popular na região ibero-americana. O concurso é aberto a todos os estilos musicais. Nesta edição, serão premiadas três canções por país membro do Programa. Um dos prêmios será destinado às “novas sonoridades urbanas”, como rap, hip hop, “trap”, “remix” e “R&B”. As canções devem ser inéditas, nunca antes apresentadas em público nem premiadas; e devem incluir música e letras no idioma espanhol, português ou línguas próprias dos países da região (como mirandês, náuatle, guarani e aimará). Cada vencedor ganhará um prêmio de mil dólares norte-americanos. O prazo de inscrições vai até 17 de setembro de 2021.

O edital, o formulário e instruções para a inscrição estão disponíveis no site do programa, aqui, neste link. Instruções para os outros dois editais do Ibermúsicas lançados neste ano podem ser consultadas no mesmo endereço eletrônico.

O Ibermúsicas é um programa internacional de cooperação multilateral, dedicado exclusivamente às artes musicais. Seu objetivo é promover a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimular a formação de novos públicos na região e expandir o mercado de trabalho para os profissionais do setor. A iniciativa preza pela riqueza da música regional, com base no talento de seus criadores, intérpretes, pesquisadores e demais atores do ecossistema musical ibero-americano.

Atualmente, o Ibermúsicas é formado por 14 países, que o financiam: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Desde 2012, a Fundação Nacional de Artes – Funarte representa o Brasil.

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, capital do Paraguai, em novembro de 2011. Está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib).

Mais informações no Brasil
Fundação Nacional de Artes – Funarte