8 de junho de 2021

O violonista, compositor e advogado Carlos Walter é convidado da quinta entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro”.

Carlos Walter -  Foto: Studio Foto 1

O violonista, compositor e advogado uberabense, Carlos Walter é o convidado da quinta entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro”, que acontece hoje, 8 de junho. Realizado de forma remota, o clico de entrevistas  teve início no dia 11 de maio deste ano, e ocorrerá sempre às terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo YouTube e Facebook do idealizador e apresentador do projeto, o violonista, professor e produtor cultural Celso Faria.

Carlos Walter pertence a uma família de artistas: seu pai, Álvaro Walter, é saxofonista e sua mãe, Giselda Bárbara Walter, é artesã. Carlos iniciou seus estudos musicais com o pai e, a seguir, foi aluno de Sérgio Ramos e também de Olegário Bandeira, ainda em Uberaba. Paralelamente, dedicou-se à formação acadêmica na área jurídica e possui mestrado em "Direito e Instituições Políticas", pela Fundação Mineira de Educação e Cultura.

Atuando também como compositor e instrumentista, construiu uma carreira profícua. Foi semifinalista do "XV e XVIII BDMG Instrumental" (2015 e 2018, respectivamente), premiado no "Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural", do MinC (2010), no "Programa Música Minas", Secult (2012) e no "Projeto Novas 2" (2014).

Em 2015, Carlos lançou o CD/Álbum de partituras "Calendário do Afeto", com recursos da "Lei Municipal de Incentivo à Cultura", de Belo Horizonte. Com este disco, recebeu Menção Honrosa no "Prêmio Melhores da Música Brasileira", de 2015. Em 2019, Carlos Walter colaborou como organizador do "Songbook" do compositor Ian Guest, publicado pela Irmãos Vitale/Lumiar. Carlos atua na curadoria do "Festival Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte", e é também um dos organizadores do "Festival Violões em Rede", evento online.

Carlos Walter ministra, frequentemente, oficinas de violão. Atua, como solista ou em trabalhos coletivos, dividindo palco com alguns dos mais destacados nomes da música brasileira. Sua trajetória como intérprete, arranjador e compositor está registrada em vários vídeos e áudios disponibilizados em suas redes sociais.

Como escritor, publicou os livros "O violão e as linguagens violonísticas do Choro" (Clube de Autores) e "Discurso jurídico na democracia: processualidade constitucionalizada" (Editora Fórum). Carlos Walter é também um atuante sócio do Clube do Choro de Belo Horizonte, onde colabora com sua experiência em suas diferentes áreas do conhecimento, além de marcar presença dos vários eventos musicais promovidos pela instituição.

Clique na imagem da capa para ser direcionado ao link que lhe dará acesso ao download da obra "O violão e as linguagens violonísticas do Choro".

Até o grande encontro de hoje, vamos apreciar um outro momento especial que reuniu esses dois grande instrumentistas quando participam do programa Bazar Maravilha, na Rádio Inconfidência FM 100,9 - Brasileiríssima, em 21 de março de 2018. Apreciem.