22 de junho de 2021

LOURIVAL SILVESTRE É O CONVIDADO DE HOJE DO CICLO DE ENTREVISTAS "O CHARME DO VIOLÃO MINEIRO".

Lourival Silvestre - Foto: Francesca Perissinotto

O convidado para a sétima entrevista do ciclo “O Charme do Violão Mineiro” que acontece hoje (22/06) é o violonista, professor e compositor Lourival Silvestre. Realizado de forma remota, o clico de entrevistas ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, com transmissão pelo YouTube e Facebook do idealizador e apresentador do projeto, o violonista, professor e produtor cultural Celso Faria.

Nascido no ano de 1949, em Belo Horizonte, Lourival Silvestre iniciou seus estudos musicais de maneira autodidata. Residindo na capital mineira, criou o GRUME (Grupo de Música Experimental da FEA) e, em 1969, realizou o primeiro concerto de música eletroacústica na cidade, com a participação do coreógrafo e bailarino Rodrigo Pederneiras (atual coreógrafo do Grupo Corpo). Posteriormente, frequentou o Festival de Inverno da UFMG (Ouro Preto-MG, 1971), estudou na Fundação de Educação Artística (Belo Horizonte-MG) e cursou Composição na Universidade Federal da Bahia. Seus professores de violão foram Betho Davezac (Uruguai) e Leo Soares (Brasil). Ele também estudou composição com Ernest Widmer, Bruno Kiefer e Pierre Boulez.

Silvestre ganhou uma bolsa de estudos do governo francês, para frequentar a classe de Olivier Messiaen e, desde 1974 reside em Paris.  Como vice diretor da Ecole Nationale de Musique, Danse et Art Dramatique de Evreux (Normandia), Silvestre realizou vários projetos pedagógicos, chegando a publicar, inclusive, obras para diversas formações musicais. Com seu trabalho em duo, "Lune & Soleil", formado com a cantora, flautista e violonista Francesca Perissinotto, tem se presentado regularmente na Europa, África e Brasil. Sempre que vem ao nosso país, Silvestre é convidado a lecionar em diversos festivais de música.

Lourival Silvestre gravou fonograficamente com Michel Legrand, Maurice André, Baden Powell, Jacques Mauger, dentre outros. Recebeu o 1º Prêmio no "Concurso Internacional de Composição de Munique", o Prêmio de Honra no "Concurso para o Centenário de Vila-Lobos" - promovido pela Orquestra Sinfônica de Brasília -, e foi condecorado pelo Governo do Brasil com a "Ordem do Mérito Artístico".

Agende o horário da entrevista e ouça desde já a audição de hoje.  Para nosso deleite, trouxemos um inspirado solo de Lourival Silvestre para a composição "O Astronauta" de autoria de Baden Powell. Apreciem.