18 de junho de 2021

"Histórias da música e sonoridades brasileiras" em curso gratuito e com emissão de certificado.

Lançado pela Escola Itaú Cultural em dezembro de 2020, o curso livre Histórias da música e sonoridades brasileiras tem como proposta estimular a compreensão dos alunos sobre as diversas manifestações e sonoridades musicais brasileiras, analisando a produção de diferentes atores sociais no decorrer das épocas e das estruturas sociais nesse fazer artístico. O curso é gratuito, autoformativo e com emissão de certificado.

Ministrado pelos professores José Geraldo Vinci de Moraes, Mónica Vermes e Tiganá Santana, o conteúdo programático possui 12 aulas. Nesse curso, os estudantes percorrem as origens e a trajetória histórica dos ritmos e das melodias que compõem a identidade nacional. São abordadas as narrativas que contam esse desdobramento, os espaços sociais que a música ocupou e os papéis que cumpriu. As historiografias da música brasileira, a crônica da cultura urbana pela música, a relevância das partituras e de instrumentos como o piano e o tambor, a presença das mulheres no cancioneiro nacional, a influência da negritude – a partir de todos esses temas, constrói-se um panorama rico e inspirador.

imagem: O Globo
Na abertura do programa, José Geraldo traça um panorama da historiografia da música popular no Brasil a partir das décadas de 1950 e 1960, com um grupo de colecionadores, cronistas, críticos e jornalistas. Moraes é professor de teoria e metodologia da história no Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Livre-docente pela FFLCH/USP, com pós-doutorado na Université Paris-Ouest Nanterre e doutorado em história social pela USP. Pesquisador pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é autor de vários livros, como Sonoridades paulistanas (Funarte, 1997), Metrópole em sinfonia (Estação Liberdade, 2000) e Criar o mundo do nada – a invenção de uma historiografia da música popular no Brasil (Ed. Intermeios, 2019).

Para aprofundar no universo da historiografia musical com a formação gratuita da Escola IC não há necessidade de inscrição. Basta acessar a plataforma da Escola Itaú Cultural (link), fazer um registro e realizar o login.