25 de junho de 2021

Fios de Choro lança a série "O Encontro". O grupo irá relembrar a trajetória e revisitar o seu repertório em 6 apresentações ao vivo.

Comemorando sua trajetória musical o Fios de Choro promove, a partir desse sábado (26/06), uma série de lives denominada "O Encontro". Cada apresentação representa uma fase do grupo e, além de revisitar o repertório da época de sua formação, irá também apresentar sua maior identidade: a alegria de tocar e contagiar as pessoas com a música.

Ao longo das 6 lives programadas, o grupo irá contar detalhes de sua história que iniciou em 2014 com o trio Choro, Amor e Vela que hoje é o Fios de Choro. O repertório, que no início era muito diferente, trazia referências que mudaram substancialmente e conquistou novos espaços dentro do universo musical. Mas algo na identidade desse grupo permaneceu inviolável: a alegria de tocar. "Nós tocamos sempre nos divertindo e nos comunicando, tocamos juntos, como um grupo e isso só se tornou mais forte com os anos" é o que declaram. As apresentações ao vivo serão transmitidas pelo Youtube.

O Fio de Choro é formado pelos instrumentistas:
Allan Gaia  Foto: Divulgação
Allan Gaia Pio, mestre do pandeiro. Além de grande percussionista, ele estudou Economia e domina muito de produções áudio visuais. Além dos Fios, Allan toca com o tradicional grupo de choro paulistano "Izaías e seus Chorões" e "Balaio Lascado", além de outros tantos trabalhos como aulas e gravações.

Wanessa Dourado Foto: Divulgação
Wanessa Dourado
é violinista, grande solista, compositora e arranjadora. A Wanessa cresceu numa família musical e iniciou seus estudos na igreja, como outros grandes músicos da história. Dedicou muitos anos de sua vida à música erudita onde desenvolveu muita técnica e precisão ao violino, mas foi durante a faculdade de música que se apaixonou por Pixinguinha e mergulhou de cabeça no choro. De lá pra cá já atuou com grandes nomes da música brasileira, sempre alegrando o palco, o estúdio ou rodas com seu violino (ou rabeca!) e energia contagiantes. Além dos Fios, ela também toca na Orquestra Sinfônica de Santo André e em vários outros lindos projetos de música instrumental.

Igor Nikolai - Foto: Divulgação
Igor Nikolai é o cavaquinista do grupo. Solto no mundo, Igor já viajou por aí de mochilão, morou na praia e seu espírito caiçara o faz o surfista e entendedor das correntes marítimas do grupo. Alto astral, com ele qualquer roda pega fogo, embalada nas batidas firmes do seu instrumento, cheias de pressão e puro balanço. E não fica só no cavaco não, dê-lhe um violão na mão e você vai ouvir o melhor de Gilberto Gil e Djavan.
João Pellegrini Foto: Divulgação

João Pellegrini é o violonista e maestro das 7 cordas. O João é multi-instrumentista e graduado em guitarra, mas às vezes gosta de compor músicas ao cavaquinho ou bandolim. Ele compõe choros, valsas, frevos e tudo mais que você imaginar. É também um dos idealizadores do Coletivo "Xoroxango" e do grupo "Samba da Gruta", e atua como professor de violão de 6 e 7 cordas, guitarra e cavaco. Além de tocar, compor, arranjar e produzir, o João tem um "balanço do ombrinho" inconfundível quando está tocando seu violão...se você ainda não viu, está perdendo!

Então, se você gosta de Choro dos bons não perca a série "O Encontro". Agende aí: sábado, 26 de Junho, às 19 horas, através desse LINK.

Enquanto aguardamos esses momentos imperdíveis, vamos de Fios de Choro em nossa audição de hoje. Ouviremos "Com esmero" (composição de Wanessa Dourado), uma das faixas do álbum "Trama", lançado pelo grupo em 2017.

Para melhor visualizar em aparelhos celulares, clique no lado inferior direito do vídeo para ampliar a tela.