26 de maio de 2021

O grande mestre Fernando Araújo mostrou muito mais sobre "O Charme do Violão Mineiro".

Fernando Araújo - Foto: Marcelo Rosa
O ciclo de entrevistas "O charme do Violão Mineiro" continua recebendo nomes de expressão do cenário artístico do nosso Estado. Na noite de ontem, o violonista, professor e pesquisador Fernando Araújo foi o convidado para a terceira entrevista da série e contou sobre sua trajetória, abordando o seu vínculo com o instrumento, seus importantes trabalhos na área de ensino e pesquisa, enfim, todo o “seu universo” criado e vivenciado em torno do instrumento destaque. Uma verdadeira e imperdível aula que merece ser desfrutada por todos.

A cada semana, convidados importantes da cadeia produtiva do violão estão sendo recebidos pelo idealizador e apresentador do projeto, o violonista e professor Celso Faria. Na edição mais recente, que foi ao nessa terça (25), com transmissão nos canais do YouTube e Facebook, ele recebeu Fernando Araújo.

Mestre em Música pela Manhattan School of Music, de Nova York e Doutor em Música pela Escola de Música da UFMG, onde atua como Professor Adjunto, Fernando tem um extenso currículo e conquistou um conceito elevado como professor, instrumentista e pesquisador. Não por acaso ele é um dos músicos destacados no documentário “Violões de Minas”, escrito e dirigido por Geraldo Vianna.

Fernando Araújo busca continuamente fomentar e divulgar o violão em sua riqueza de possibilidades e vem se dedicando também à criação e coordenação de eventos. Foi responsável por duas edições do Concurso de Violão José Lucena Vaz, realizados em Belo Horizonte e desde 2005 coordena, juntamente com os violonistas Juarez Moreira e Aliéksey Vianna, o Festival Internacional de Violão de Belo Horizonte, evento que, já na sua nona edição, é reconhecido como um dos maiores e mais importantes do gênero no Brasil.

Em sua discografia encontramos o CD Universal no qual Fernando Araújo interpreta obras de Villa-Lobos, Piazzolla e Garoto. Lançado pelo selo Karmim, o trabalho foi muito bem recebido pela crítica especializada.   Com a cantora Mônica Pedrosa ele gravou o CD “Canções da Terra, Canções do Mar”, no qual o duo interpreta canções de compositores eruditos brasileiros, tanto originais quanto arranjos do próprio violonista. Um livro com o mesmo título, contendo as partituras desse CD, foi lançado pela Editora UFMG. Seu último trabalho fonográfico é o álbum “Francisco Mignone: Manuscritos de Buenos Aires e canções para voz e violão”, lançado recentemente pelo Selo Sesc, em que conta com a parceria do violonista Celso Faria nos duos de violão que constituem os Manuscritos e, mais uma vez, de Mônica Pedrosa nas canções. E foi também tocando com ela que Fernando venceu o “XX Artists International Auditions”, em Nova York. Além deste, ele obteve outros, como o Prêmio Turíbio Santos no “II Concurso Internacional Villa-Lobos” e o 1º Lugar e Prêmio de Melhor Intérprete de Villa-Lobos no “II Concurso Nacional Villa-Lobos”.

Para quem perdeu ou deseja rever a edição do "Charme do Violão Mineiro" com Fernando Araújo trouxemos hoje, na íntegra,  a reapresentação dessa imperdível entrevista. Desfrute de uma verdadeira aula.