31 de maio de 2021

Clube do Choro de BH, representado pelo Diretor Cultural Paulo Ramos, é um dos destaques de hoje no Seminário "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil".

Nesta segunda (31), logo mais a partir 19 horas, quatro Clubes do Choro de diferentes regiões brasileiras se reúnem como convidados especiais do Seminário "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil". Associações do Maranhão, Belo Horizonte, Pelotas e Goiânia estarão representadas na 5ª edição dedicada aos Coletivos do Choro. As transmissões dos seminários "Choro - Patrimônio Cultural do Brasil", que tem sido muito importantes para o andamento do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, acontecem a partir das 19 horas pelo Youtube no do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) e também pela página no Facebook.

Paulo Trabulsi, cavaquinista do Regional Tira Teima, grupo de Choro que já completa 47 anos de atividades, abre o próximo seminário representando o Clube do Choro do Maranhão.

Diretor Cultural do Clube do Choro de BH,
Paulo Ramos representa a instituição nesta noite.
Paulo Ramos
, Diretor Cultural do Clube do Choro de Belo Horizonte estará representando a instituição neste dia muito especial: data em que o Clube do Choro de BH completa e celebra 15 anos de fundação. Paulo que é um experiente produtor cultural irá relatar a história e importância da instituição em uma cidade que tronou-se uma referência no país quando o assunto é música instrumental. A capital mineira também é um reconhecido berço de ‘chorões’ e se tornou um cenário onde o Choro é um dos gêneros que mais movimenta artistas e chama a atenção do público.

Na sequência, o Clube do Choro de Pelotas será representando pelo bandolinista Paulinho Martins. A cidade gaúcha de Pelotas apresenta em sua história uma forte vocação boêmia e, nesse contexto, destaca-se a prática do Choro como uma sonoridade local fortemente ligada à identidade brasileira.

O professor e cavaquinista Oscar Wilde Ayres Silva, presidente e fundador do Clube do Choro de Goiânia encerra o encontro trazendo toda a história e memória desse gênero musical no universo das ruas e nos espaços culturais da capital de Goiás.

Programe-se e participe do debate pelo chat, com perguntas e sugestões.