SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

20 de abril de 2021

"Vibrações" para aclamar o Choro: Lucas Carvalhais segue com o Projeto Cordas de Ouro executando um clássico de Jacob.

Jacob do Bandolim durante as sessões de gravação do álbum Vibrações. Foto: reprodução

Dando sequência ao "Cordas de Ouro", projeto dedicado à cidade mineira de Ouro Branco, o violonista Lucas Carvalhais nos traz mais um clássico do Choro. "Vibrações", de Jacob do Bandolim é a composição escolhida para uma linda interpretação ao lado da violinista, Sara Dutra. A semana dedicada ao Choro ganhou mais essa preciosidade e nós compartilhamos com vocês.

A delicadeza e emoção, perceptíveis nesse encontro musical, estão intimamente ligadas à história desses dois jovens e talentosos instrumentistas. É o que nos relata Lucas Carvalhais: "quando comecei a estudar violão na Casa de Música de Ouro Branco, conheci a Sara Dutra que já vinha se destacando em seu instrumento. Vi ela ascender nos estudos e ingressar no curso superior em Música na UFSJ. Com certeza, ela contribuiu para minha decisão de estudar música, uma vez que os alunos mais antigos se tornam nossas referências e nos ajudam a mostrar os caminhos na área. Para minha surpresa, quando iniciei os estudos na UEMG, Sara transferiu seu curso da UFSJ para ser da minha turma na UEMG. Foi uma alegria muito grande poder compartilhar anos de estudos e experiências com essa pessoa super especial. Hoje tenho esse enorme prazer em tocar um dos Choros que mais gosto com ela, Vibrações, de Jacob do Bandolim". 


Jacob do Bandolim foi um dos mais fantásticos instrumentistas da história da música popular brasileira. Ficou marcado pelo perfeccionismo ao executar o seu instrumento e pela defesa do choro, gênero musical do qual é um dos maiores ícones, ao lado de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Luiz Americano dentre outros. 

Em 1964, seu conjunto é rebatizado de Época de Ouro, nome de um álbum que Jacob havia lançado em 1959. Apesar da mudança de nome, Jacob gravou discos desde então, mas sem que o nome do conjunto figurasse nas capas. Isso só foi acontecer em 1967, justamente com o último que é considerado o melhor álbum da carreira de Jacob: Vibrações. 

A capa traz a inscrição “JACOB E SEU CONJUNTO ÉPOCA DE OURO”. Na contracapa, um texto explica a nova denominação afirmando que a expressão “regional”, como os conjuntos de choro eram chamados, estava superada. O álbum Vibrações impressiona pela qualidade de sua produção. Mesmo passadas tantas décadas desde que foi lançado, Vibrações parece que pouco envelheceu. 

O repertório é composto por músicas de figuras consagradas como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Luiz Americano e Otaviano Maciel, o “Fon-Fon”, mas inclui também composição de gente pouco conhecida como Joventino Maciel. Jacob fez questão de incluir no álbum três músicas suas inéditas até aquele momento. 

O projeto "Cordas de Ouro" é incentivado pela Lei Emergencial Aldir Blanc através da Prefeitura de Ouro Branco, Minas Gerais